1411
Na quinta-feira (6), faleceu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos, devido a um incêndio em seu apartamento na cidade de São Paulo (SP).
Zé Celso, como era conhecido, nasceu em Araraquara no dia 30 de março de 1937 e, como homenagem, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou a Indicação n° 3.600, sugerindo a nomeação de algum espaço público de Araraquara ligado à cultura com o seu nome.
“Zé Celso é uma das maiores personalidades da arte brasileira. Certamente nosso mais polêmico e mais revolucionário diretor teatral e possivelmente o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos”, argumenta a parlamentar.
O artista iniciou oficialmente sua carreira em 1958, quando fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona juntamente com outros artistas, entre eles o ator Renato Borghi. Seu primeiro grande trabalho foi a montagem de “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade e encenada pela primeira vez em 1967.
Fabi descreve a peça como “o grande marco do teatro autoral brasileiro, que mostrou que Zé Celso trilharia uma trajetória de enfrentamento político, crítica social e ousadia estética”.
Outras de suas montagens teatrais populares são “Roda Viva”, “As Bacantes”, “Pequenos Burgueses”, “Os Sertões”, “Taniko, o Rito do Vale”, “Os Mistérios Gozosos”, “Boca de Ouro” e “Cacilda”.
“Ele é responsável pela formação de muitos atores conhecidos do grande público, como Alexandre Borges, Bete Coelho e Leona Cavalli, e dirigiu estrelas como Marília Pêra, Dina Sfat, Zezé Motta, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Raul Cortez e Tarcísio Meira”, aponta Fabi.
A vereadora acredita que o nome de Zé Celso para um espaço cultural da cidade deva ser “a primeira de uma série de homenagens em reconhecimento a tudo que o dramaturgo fez pelo teatro brasileiro e por ser um artista que eleva o nome do município”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.