600
Com o crescimento significativo da violência contra a mulher, o aplicativo SOS Mulher se torna uma ferramenta importante no enfrentamento dessa questão de natureza social. É o que entende o vereador João Clemente (PSDB) na Indicação nº 2.594/2021, encaminhada ao Executivo, na qual sugere a adesão do município de Araraquara ao aplicativo.
Caso o município já esteja contemplado pelo programa ou em fase de cadastramento, o parlamentar propõe a publicização da ferramenta à população. “De todo modo, por amor ao debate, caso a municipalidade entenda por pertinente, que seja então criado e elaborado um programa ‘SOS Mulher’ que atenda ao nosso município”, afirma Clemente no documento.
“Mulheres que estejam amparadas por medidas protetivas concedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ao apertar o botão do aplicativo, uma viatura da Polícia Militar, por meio de georreferenciamento, se desloca ao local de onde veio o chamado de socorro”, explica o vereador.
SOS Mulher
Desenvolvido pela Polícia Militar, o aplicativo foi lançado no dia 22 de março pelo Governo do Estado de São Paulo. A ferramenta visa a agilizar e priorizar o atendimento das mulheres, deslocando as equipes mais próximas ao local da ocorrência.
Para usar o aplicativo, basta baixar a ferramenta por meio das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Depois, é necessária a realização de um cadastro com os dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP, que fornece as informações do banco de dados das medidas protetivas. Após a confirmação positiva da ferramenta, o serviço pode ser utilizado.
É importante que, antes de começar a usar o aplicativo, seja feito um teste de acionamento para verificar se a medida protetiva consta na base de dados do Poder Judiciário.
O botão “peça socorro” é destinado apenas às mulheres e também aos homens e crianças que possuem a restrição expedida pelo órgão. Atualmente, mais de 70 mil pessoas estão aptas a utilizar o serviço.
As ocorrências geradas por meio do SOS Mulher utilizam a mesma estrutura que o atendimento telefônico 190 e são realizadas pelos centros de operações da Polícia Militar no Estado. Atualmente, além do Copom da Capital, existem outras dez unidades localizadas no interior e litoral, nas seguintes regiões: São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aniversário da cidade A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...
Futsal Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...
A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.