1029
Em julho deste ano, o vereador João Clemente (PSDB) perguntou à Prefeitura, por meio de um requerimento, sobre a manutenção de bueiros e bocas de lobo de Araraquara.
No documento, o parlamentar também questionou o Executivo sobre a existência de um cronograma para desobstruir os equipamentos supracitados e a respeito de programa de monitoramento para se evitar possíveis problemas estruturais, como rachaduras, afundamentos ou danos causados por veículos.
“Conhecer o planejamento para a manutenção e limpeza periódica das valetas e canaletas é de fundamental importância para garantir o adequado escoamento das águas pluviais e prevenir acúmulos de resíduos e obstruções que possam prejudicar o funcionamento dessas estruturas”, considera Clemente.
Em resposta, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla informa que o município conta com equipe própria para a manutenção dos bueiros e bocas de lobo, no entanto, a administração firmou parceria com o sistema penitenciário (reclusos e reeducandos) para a ampliação dessas equipes.
“A manutenção é efetuada durante todo o ano, intensificada a partir do mês de outubro visando à retirada de folhas e materiais que possam reduzir a capacidade de drenagem do sistema durante o período de chuvas, que ocorre de dezembro a março”, pontua Pelícolla.
Segundo ele, o sistema de drenagens compreende mais do que as bocas de lobo, por isso os serviços de manutenção compreendem limpeza e desobstrução da rede de galerias, troca e reposição de tampas de caixas de drenagem, reposição de grades dos bueiros, remodelação das sarjetas, implantação, remodelação e desobstrução de sarjetões.
Quanto aos serviços, eles são realizados por intermédio do monitoramento dos bueiros e bocas de lobo, sendo que a manutenção é preventiva e feita de acordo com o comportamento do sistema e ocorrências averiguadas.
“Por se tratar de atividade dinâmica, com diversas ocorrências de furtos recorrentes das grades e depredação das tampas, as demandas são analisadas diariamente e atendidas conforme a gravidade e o risco à população”, acrescenta o secretário.
Ainda segundo o gestor da pasta, Araraquara possui o programa Drenagem Urbana, o qual tem o objetivo de fazer manutenção e ampliação da drenagem, com previsão orçamentária atual de R$ 4.305.560,14. “Além disso, são realizadas campanhas pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e pela Secretaria de Meio Ambiente, como o programa ‘O Rio Começa Aqui’”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.