824
Em visita ao Campus Ville, em maio deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), conversou com moradores do bairro, que relataram insatisfação com a configuração viária da Avenida Agostinho Sonego, de sentido único, mas, na avaliação deles, larga o suficiente para comportar mão dupla. O parlamentar encaminhou à Prefeitura um Requerimento, solicitando informações sobre a demanda.
De acordo com o diagramador Leandro Pardine, residente no local, a característica atual da via obriga os condutores a percorrerem vários quarteirões para acessar a rodovia Washington Luís, gerando transtornos e perda de tempo. “Se a Avenida Agostinho Sonego fosse de mão-dupla, o percurso seria de apenas 200 metros. Do jeito que ela está atualmente, obriga os motoristas a percorrem mais de um quilômetro”, reitera.
Já o aposentado José Nogueira, morador do condomínio Vitta, que fica em frente à avenida, afirma que é comum motoristas trafegarem pela via na contramão, causando insegurança e risco de acidentes no local.
Questões jurídicas
Na ocasião da visita de Angeli, o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, encontrou-se com o vereador na Avenida Agostinho Sonego e explicou que atualmente há inviabilidade de mudar a mão da via porque existe uma barreira na Avenida Alberto Toloi, obrigando condutores a fazerem um retorno longo.
“Existe uma limitação relacionada a questões jurídicas ainda não resolvidas, uma vez que a Avenida Alberto Toloi, localizada acima do bairro Campus Ville, encontra-se sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo [DER-SP]. A Prefeitura deve assumir a concessão da via”, afirma Gatti.
No documento enviado à Prefeitura, o parlamentar pergunta sobre o motivo da ação judicial que impede alterações no sentido das vias do Campus Ville, quais medidas podem ser adotadas para minimizar os impactos negativos da atual configuração viária e se existe alguma previsão para resolução da questão jurídica. “Qual o andamento do processo de transferência de jurisdição da Avenida Alberto Toloi? Há previsão de conclusão e prazos estabelecidos para a transição da gestão da via para o Município?”, questiona.
“Essa é uma demanda legítima dos moradores do Campus Ville, que convivem diariamente com transtornos no trânsito local. Já há relatos de motoristas trafegando na contramão, o que revela a urgência de uma solução. Entendemos as limitações jurídicas, mas é preciso que a Prefeitura avance no diálogo com o Estado e busque alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região”, destaca Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...
Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...
No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...
Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...
No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...
A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 15 horas, a 42ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Inicialmente, seis projetos devem ser discutidos e votados, mas novos itens p...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.