Notícias



Museu da Roça é discutido com Itesp

Reunião aconteceu na sede do Instituto em São Paulo

517


A vereadora Juliana Damus (PP) participou, na manhã de quinta feira (2), de uma reunião com a diretoria do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), acompanhada do presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch. O assunto foi sobre a cessão de uso da área de imóveis históricos localizados no Distrito de Bueno de Andrada, para a implantação do projeto Museu da Roça, bem como outras demandas dos assentamentos Monte Alegre e Horto de Bueno.

 

O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, parabenizou a vereadora pela iniciativa de levar o projeto ao conhecimento do Itesp, junto do presidente da ABATur, que organizou o modelo com o aval dos moradores dos assentamentos. De acordo com Pilla, para que aconteça a cessão de imóvel à Associação é necessário resolver uma questão jurídica com a Prefeitura de Araraquara. “O projeto é muito bom e bem avaliado pelos moradores da região; vamos tomar as providências para que seja resolvida a situação e, logo, viabilizado”, frisou Pilla.

 

Desenvolvimento Rural

Na ocasião, Théo apresentou o panorama da parceria com a cadeia produtiva para desenvolvimento do Turismo Rural em Araraquara, favorável para implantação do Museu da Roça de Bueno de Andrada, como o primeiro museu regional do homem do campo no meio rural no distrito de Bueno de Andrada.

 

A vereadora, autora da emenda parlamentar para reforma de duas casas abandonadas, em área do Itesp no assentamento rural Horto de Bueno, destacou a importância do equipamento turístico a nível estadual para o município. “É um projeto inovador que valoriza a cultura rural da região de Araraquara, no Estado de São Paulo, além de contribuir com o escoamento dos alimentos e serviços dos assentados. O Théo acertou na ideia e tenho a certeza que é questão de tempo para conseguirmos a cessão de uso. Em breve teremos boas notícias que só contribuirão ainda mais para o turismo rural”, enfatizou Juliana.

 

Projeto

O presidente da ABATur explicou que a proposta é abrigar na casa principal o Museu, com uma galeria de imagens e registros históricos dos saberes rurais, com exposição fixa de objetos rudimentares utilizados no dia a dia e na cultura agrícola no meio rural, com informações turísticas e na casa geminada, uma loja com produtos manufaturados artesanalmente e artesanato, além de um espaço gastronômico gourmet caipira.

 

Théo lembrou que as duas casas que estão sendo pleiteadas estão relacionadas em inquérito civil público do Ministério Público Federal (MPF) para registro do patrimônio junto aos órgãos protetivos.

 

Também participaram da reunião o coordenador regional da instituição, Antônio Bertocco, e o diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp, Marco Antonio Silva.


Publicado em: 02 de fevereiro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Na retomada dos trabalhos, Câmara discute sessões itinerantes e uso de praças por estabelecimentos

19 de janeiro de 2026

A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...



Indicação sugere cartilha sobre diabetes tipo 1 a servidores municipais da Educação

19 de janeiro de 2026

Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...



Documentos pedem obras de recapeamento e limpeza de córrego em Araraquara

19 de janeiro de 2026

O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...



IFSP – Sisu 2026 (de 19 a 23/01)

19 de janeiro de 2026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...



Curso gratuito (até 19/01)

19 de janeiro de 2026

O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...



Edital Sesi-SP (até 22/02)

19 de janeiro de 2026

O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!