Notícias



Novas pontes da Rua 5 e meio e da Rua 2 devem ficar prontas em dezembro

Prefeitura respondeu a questionamentos do vereador Marchese da Rádio (Patriota) sobre o andamento das obras de reconstrução das duas estruturas sobre o Ribeirão das Cruzes

884


Após atraso nas obras, a reconstrução das pontes sobre o Ribeirão das Cruzes na Rua Armando de Salles Oliveira (Rua 5 e meio) e na Rua Nove de Julho (Rua 2) deve ficar pronta na primeira quinzena de dezembro. A informação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que respondeu a um requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota).

Marchese questionou o andamento das duas obras, prazo de entrega, valor previsto de investimento, entre outras informações. As duas pontes foram danificadas em uma forte chuva que atingiu Araraquara em dezembro do ano passado. A ordem de serviço para o início das obras, com recurso federal, foi assinada no começo de fevereiro. O primeiro prazo de entrega era para junho.

Segundo a Gerência de Drenagens da Prefeitura, as obras da Avenida Armando de Salles Oliveira, no acesso à região do Vale do Sol, estão na fase de montagem de forma das cortinas de contenção das lajes de aproximação (“cabeças”) da ponte. No último dia 19 de setembro, foi realizada a concretagem do bloco de fundação.

Os serviços da ponte da Rua 5 e meio tiveram uma paralisação na execução das fundações em tubulação a ar comprimido por ter sido detectada a existência de pedaços de rocha que impediram o prosseguimento dos serviços como previsto inicialmente no projeto. Houve a necessidade de detonação de rocha, o que somente pode ser realizado através de autorização especial do Exército. Após essa autorização, os serviços foram retomados.

As obras da ponte da Rua 9 de Julho e início da Rua Dr. Gennaro Granata, região do Botânico, estão em fase de mobilização dos equipamentos de guindaste para a colocação das vigas de concreto armado pré-moldadas que já passaram pelo processo de cura.

A empresa contratada para as obras é a DGB Engenharia e Construções Ltda., que mantém no canteiro de obras da Rua Armando de Salles Oliveira uma equipe de armadores e outra de carpintaria, já que as demais frentes de trabalho dependem de maquinário pesado e os trabalhos não podem ser realizados ao mesmo tempo.

O valor investido nas obras da Rua Armando de Salles Oliveira é de R$ 2.202.966,68. Já a outra ponte, da Rua Nove de Julho, tem custo previsto de R$ 2.107.116,90.

A Prefeitura esclareceu que não houve prejuízo financeiro no atraso das obras, pois não foi necessário realizar novas licitações e contratar outras empresas. A DGB foi a vencedora do primeiro processo licitatório e vem executando o serviço.

“Todavia, não há como negar que existe, sim, um prejuízo de prazo, que não é de responsabilidade da contratada, por força de intercorrências encontradas durante a execução que não estavam previstas”, diz o documento assinado pelo gerente de Drenagens, engenheiro Marcos Oliveira.


Publicado em: 17 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...



Funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento é alvo de questionamentos

14 de agosto de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...



Indicações sugerem melhorias em quadras esportivas

14 de agosto de 2025

Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...



Exame de ressonância magnética com sedação pelo SUS tem espera de até 16 meses em Araraquara

14 de agosto de 2025

No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!