Notícias



OAB Araraquara recebe palestra do presidente do TCE



345


“Órgãos de Controle e Estado Democrático” foi o tema da palestra proferida por Dimas Eduardo Ramalho, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na noite da sexta-feira (4), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara.

Dimas fez questão de enaltecer o trabalho da OAB. “Meu pai foi advogado por 50 anos e não tem lugar melhor para discutir os mais diversos assuntos que a OAB. Gosto muito de conversar com a OAB, pois se tem uma palavra que ela prega é a democracia, a discussão das leis. Passamos por problemas no nosso país, mas a verdade deve sempre prevalecer, a democracia deve ser sempre respeitada”, disse.

O conselheiro entende que cada vez mais os municípios precisam ter uma controladoria, que há a necessidade de um controle interno. “Controle interno é fundamental. Toda prefeitura deve ter um controlador, uma ouvidoria bem estruturada e independente que crie meios do cidadão se comunicar e uma procuradoria firme”, enfatizou.

“Devemos cada vez mais nos aproximar de pessoas com conhecimentos jurídicos. O controle externo é responsabilidade do Legislativo, que deve fiscalizar o Poder Executivo. E todo Executivo deve saber dizer não”, completou Dimas.

O presidente salientou o trabalho que tem sido feito pelo TCE. “Num lugar democrático, a publicidade deve nortear tudo, e esse ano o Tribunal fez todo um trabalho em cima disso. Faremos uma série de palestras para prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios do Estado para deixar claros os cuidados que devem ser tomados para os anos de mandato e o que devem fazer para não terem problemas”, pontuou.

“Todas as instituições são importantes, mas nenhuma é maior que a outra. Os conselhos municipais servem para ajudar o Executivo, assim como o MP (Ministério Público)”, lembrou Dimas. Segundo ele, o trabalho do Tribunal de Contas é baseado na Lei da Transparência e na Lei de Acesso à Informação. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é importantíssima. A Câmara deve possibilitar o debate da LDO e é fundamental também a Lei Orçamentária Anual (LOA). Se você tem um orçamento bom, bem discutido com a sociedade e compatível com a realidade do município, você não terá problemas”, finalizou o presidente do TCE.

A vereadora Geani Trevisóli (DEM) esteve presente no evento representando o presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB) e saiu entusiasmada com as palavras ouvidas. “A palestra foi muito esclarecedora, demonstrando a importância do legislador, da Câmara Municipal no papel de fiscalização, para que sejam cumpridas as orientações da Constituição Federal. Como sempre, o conselheiro Dimas nos ensinou muito, citando o momento econômico que estamos vivendo e saímos contemplados e esclarecidos em relação aos órgãos de controle que temos disponíveis no nosso país”, afirmou.

Quem também conferiu a palestra foi o vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB). “Foi muito importante para nós que somos legisladores, pois ele (Dimas) deixou muito clara a atuação orientativa do Tribunal de Contas na gestão pública. É necessário que os municípios se adaptem para evitar que as distorções ocorram, que a corrupção impere. Quando você tem transparência, um controle interno e abertura para o controle externo, o risco de ter um problema diminui bastante.”

“O trabalho do TCE tem sido fundamental para a administração pública, e a condução dessa instituição pelo Dimas foi muito importante nesse processo”, destacou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Subseção da OAB Araraquara Dr. João Milani Veiga, o vice-presidente da instituição Dr. Tiago Romano, o prefeito eleito Edinho Silva e a ex-vereadora Edna Martins, representando o deputado estadual Roberto Massafera.


Publicado em: 05 de novembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abre e fecha no feriado (01/05)

30 de abril de 2025

A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...



Renúncia fiscal do IPTU Verde 2024 foi de cerca de R$ 131 mil

30 de abril de 2025

Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...



Araraquara detém posse formal de terreno do Parque Alvorada sob responsabilidade do Dnit

30 de abril de 2025

Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...



Contratação temporária de educadores infantis da rede municipal é alvo de questionamento

30 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!