501
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o campo da Associação Atlética Ferroviária, na Vila Xavier.
Segundo informações apuradas pelo mandato do parlamentar, as obras foram interrompidas em 20 de janeiro de 2025, a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “O espaço está abandonado, com instalações parcialmente construídas sendo invadidas por pessoas em situação de rua, o que demonstra total falta de manutenção, vigilância e responsabilidade por parte da administração pública”, observa.
“Já se passaram cinco meses e as obras permanecem paradas. Boa parte delas já foi realizada, como a construção de arquibancada, vestiários e também o início da instalação de irrigação eletrônica”, pontua Landim.
Os moradores da região relataram ao vereador uma grande preocupação com a segurança. “O local está sendo ocupado, e há concentração de lixo. Os moradores não se sentem tranquilos e seguros para sair de casa.”
O parlamentar destaca que a obra não corresponde a um investimento direto da Prefeitura, mas, sim, à contrapartida de uma empresa, no montante de R$ 3.013.020,21, valor que seria convertido em serviços de reforma e adequação do referido espaço esportivo. “O que significa que é o imposto convertido em serviço para a população”, enfatiza.
Próximos passos
No documento, Landim pergunta quais são as responsabilidades legais da empresa executora da obra, considerando que se trata de compensação tributária, e se há penalidades previstas pelo não cumprimento do cronograma; se a Prefeitura está acompanhando e fiscalizando o cumprimento dessa contrapartida e, se sim, quais medidas foram tomadas após a paralisação; se existe previsão concreta para a retomada das obras e qual é o novo cronograma.
O vereador ainda indaga, considerando o Campo da Atlética um espaço público, pertencente ao Município, o que a atual administração municipal tem feito para garantir a segurança do local e impedir invasões, já que parte da estrutura construída está sendo utilizada de forma inadequada e exposta à degradação; e qual é o plano da Prefeitura para finalizar os trabalhos e devolver o espaço esportivo à comunidade.
O parlamentar reitera a importância da conclusão da obra, “não apenas pelo valor financeiro significativo que representa, mas, principalmente, pelo impacto direto que tem na oferta de lazer, esporte e inclusão social à população da região da Vila Xavier e de toda a cidade”.
“O Campo da Atlética é um espaço histórico para a cidade. E a revitalização dele é de extrema importância para a região da Vila Xavier e para o futebol amador da cidade. Uma importante conquista para a população de Araraquara”, completa Landim.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.