Notícias



Participação de Araraquara na ‘Rede Unesp Cidades’ é sugerida à Prefeitura

Documento é de autoria da ‘Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade’

97


A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão universitária “Rede Unesp Cidades”. A Indicação nº 1016/2026, enviada à Prefeitura, é assinada pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

Em duas reuniões realizadas em janeiro, nas sedes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, a professora Dulce Helena Siqueira Silva, do Instituto de Química (IQ) da Unesp Araraquara, fez a apresentação do programa e propôs a parceria, reforçando os compromissos da extensão universitária com as cidades paulistas.

 

A “Rede Unesp Cidades” foi criada em março de 2024, como um ramo da “Rede Temática Unesp Agenda 2030”. As redes temáticas propostas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) têm desenvolvido ações, projetos e programas em praticamente todas as regiões do estado de São Paulo, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O objetivo do programa é “articular e mediar as ações de extensão da Unesp em parceria com os municípios paulistas a fim de potencializar seu impacto nos territórios, promovendo a missão da universidade e agregando visibilidade para sua atuação nas comunidades”, de acordo com o site oficial da Rede Unesp Cidades.

 

A Unesp está presente com 34 universidades em 24 cidades do estado. Entre as prefeituras que já assinaram a participação na “Rede Unesp Cidades” estão Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Rio Claro, Registro, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

 

“É importante ressaltar a importância da Unesp em Araraquara, que abrange unidades do Instituto de Química, Faculdade de Ciências e Letras, Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Odontologia, além de um amplo espectro de atividades em diversas áreas do conhecimento, incluindo parcerias em educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo, o que impacta de forma relevante sua população”, afirma o texto da frente parlamentar.

 

Nas reuniões realizadas pelo grupo em janeiro, estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio; o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Ferreira; a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Priscila Crepaldi; a subsecretária de Projetos, Qualidade e Gestão Ambiental, Marina Sacchi Ferreira; o chefe da Divisão de Planejamento, Monitoramento e Biodiversidade, João Henrique Barbosa; a secretária do Comitê Técnico de Redução de Riscos de Desastre e Impactos Ambientais, Mônica Francisco Lago; o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Valter Iost; e a analista ambiental Danila Corassari.


Publicado em: 10 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Olimpíada de Matemática

10 de fevereiro de 2026

Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...



Tradição da Alegria

10 de fevereiro de 2026

O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...



Marchinhas 2026

10 de fevereiro de 2026

A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...



Ausência de Araraquara entre municípios que vão receber cursos de aprendizagem rural é questionada

10 de fevereiro de 2026

Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...



Documento solicita informações sobre obras eleitas no Orçamento Participativo

10 de fevereiro de 2026

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP).   O vereado...



Pedido reforça necessidade de retorno de linha de ônibus para Vila Dignidade

10 de fevereiro de 2026

Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!