750
Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível, o técnico em segurança do trabalho atua, justamente, na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em busca de informações sobre a atuação desses profissionais na Prefeitura, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou, no dia 27 de outubro, o Requerimento nº 1.013/2021.
No documento, o parlamentar reiterava a importância desse profissional na organização de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e dos trabalhadores, além da inspeção de segurança e emissão de laudos técnicos, sem contar a realização de palestras e treinamentos.
Angeli requeria que fossem enviadas à Câmara Municipal as seguintes informações: quantidade e lotação dos técnicos em segurança do trabalho nos equipamentos públicos municipais, além de cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de 2018 até 2021. O vereador também perguntava sobre a situação atual da Cipa e sobre o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O parlamentar queria confrontar dados para possivelmente melhorar o trabalho dos servidores. “Estamos cobrando informações e dados sobre esses profissionais para podermos fiscalizar a qualidade da segurança no trabalho dos nossos servidores municipais e no ambiente institucional da Prefeitura”, explicou Angeli.
Em resposta, o gestor do SESMT, Ataíde Trevizan, informou que Araraquara conta com seis técnicos de segurança do trabalho. Sobre o quadro de dimensionamento do SESMT, são seis técnicos de segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho, dois técnicos de enfermagem do trabalho, dois engenheiros de Segurança do Trabalho e dois médicos do trabalho. “Os técnicos de segurança do trabalho estão no Centralizado Municipal Central (dois), na Secretaria da Saúde (um), na Secretaria da Educação (dois) e SESMT (um)”, detalha.
Entre os anexos, o gestor encaminhou as cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) dos anos de 2018 a 2021.
Para Angeli, o trabalho preventivo é primordial para a segurança dos servidores. “Não adianta somente lamentar quando um acidente acontece. O trabalho preventivo é essencial e estamos cobrando que ele seja feito. Prevenir é salvar vidas”, pontua e explica o vereador.
Cipa
Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, explicou que foram finalizadas as fases de eleição, apuração e divulgação do resultado. “Após o encerramento desses processos, teremos indicação dos membros representantes da administração, posse dos membros eleitos e representantes da Administração, e treinamento aos membros da Comissão”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita. A abertura fica por conta...
A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...
Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...
Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...
Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...
Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.