2265
O Ginásio do Sesc Araraquara se transformou em local de celebração e muita diversão na tarde desta quarta-feira (30), reunindo cerca de 300 estudantes do 5º ano de cinco escolas de Araraquara – colégios Interativo, Educativa e Progresso, Liceu Monteiro Lobato e escola Coeducar - que participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, da Polícia Militar.
A cerimônia contou com a presença do capitão Coelho, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar; dos instrutores cabos PM Camila Belarmino e Marcos Gois; do vereador Paulo Landim (PT), representando o presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB); do secretário de Segurança Pública de Araraquara, coronel João Alberto Nogueira Júnior, representando o prefeito Edinho Silva (PT); e do delegado de Polícia de Araraquara, Gustavo Maio.
Pela primeira vez no evento, Landim enalteceu o Proerd e o trabalho realizado pela Polícia Militar. “Parabéns a todos os formandos e pela iniciativa da Polícia Militar. Fico muito feliz que os estudantes que estão aqui hoje estão assumindo o compromisso de se manter longe das drogas. Sabemos, infelizmente, que há um número expressivo de pessoas que entram no mundo das drogas. O Proerd possibilita que nossos jovens possam trilhar um caminho longe das drogas e da violência”, destacou o parlamentar.
Para o capitão Coelho, o sucesso do Proerd é atribuído à atuação dos instrutores da Polícia Militar, que atuam diretamente nas escolas, mostrando os efeitos maléficos das drogas e motivando os estudantes a dizer não a esse grande mal. “É importante enaltecer o papel dos professores e a relação afetiva familiar, pilares para o fortalecimento da confiança e do respeito às leis e às autoridades.”
Ao som da banda da Polícia Militar e acompanhados de familiares e convidados, os estudantes interagiram com as brincadeiras do mascote Dare, cantaram o hino do programa, dançaram e não se cansaram de repetir a frase que se transformou em símbolo da formatura: “hoje é dia de Proerd”.
Estudante do 5º ano do Colégio Progresso, Heitor Lot das Neves, disse que se divertiu muito com seus colegas durante a formatura. “Fiquei muito feliz e acho que a juba do mascote Dare está parecendo com o topete antigo do cabelo do jogador Neymar”, brincou.
Premiada como a melhor redação escrita pelos formandos, a aluna da escola Coeducar, Valentina Jobstraebizer Bessi de Andrade, subiu ao palco e leu o texto de sua autoria, sendo aplaudida por todos os presentes. “Acredito que o respeito seja fundamental em todas as situações e um valor a ser aprimorado por toda a sociedade. Isso se encaixa com o que aprendi no Proerd, pois não usar drogas é um sinal de se respeitar e não praticar bullying é um sinal de respeito ao próximo”, declarou em sua redação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.