426
Nascido em Tanabi (SP) em 25 de setembro de 1950, o radialista Waldecir Mateus tinha quatro sonhos na vida: a família, a fotografia, o rádio e a aviação. Realizou todos eles. Sua paixão pelo rádio era tanta que aos 11 anos de idade começou como operador na Rádio Clube de Tanabi, enfrentando pela primeira vez o microfone aos 15 anos. Em Araraquara, foi o criador, no ano de 1998, do programa “Linha Aberta para o Céu”, transmitido pela rádio Morada. Na mesma rádio, apresentou o programa sertanejo “Boa Tarde Sertão”.
Mateus passará agora a dar nome à via pública da sede do município de Araraquara conhecida como Rua “B” do bairro Jardim Ipê Amarelo, com início na Avenida “03” e término na Avenida Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, abrangendo os bairros Jardim Ipê Amarelo e Jardim Ipê Rosa. A homenagem, sugerida pelo vereador Roger Mendes (Progressistas) por meio do Projeto de Lei nº 425/2019, foi aprovada durante a 151ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na tarde de terça-feira (28). A proposta ainda passará por sanção do prefeito Edinho Silva (PT).
“Waldecir se destacou pelo seu trabalho, conduta pessoal e espírito público, tendo contribuído para o progresso e o engrandecimento do município”, justifica o parlamentar.
Waldecir Mateus
O radialista faleceu em Araraquara no dia 28 de janeiro de 2019, deixando viúva Clarice Ramos Mateus, com quem se casou em 1974, o filho Adriano Carlos, casado com Fernanda, e as netas Lara e Valentina, além da filha “postiça” Adriana, casada com Davi e mãe de Ana Laura.
Era filho de Francisco Mateus e de Maria Luiza Mateus, irmã de Odair, Francisco, Valcir, Darci, Adenir, Lucila Terezinha e Nadir.
Em Tanabi, frequentou as escolas “Ganot Chateaubriand”, Primária Anexa e estadual “Padre Fidelis”. Em Araraquara deu continuidade aos estudos no EEBA, mas precisou parar, pois estava difícil conciliar o Tiro de Guerra, trabalho e estudo, que concluiu anos mais tarde.
Ainda na cidade de Tanabi, chegou a ser engraxate. Em Araraquara, trabalhou na empresa de ferragens de construção que pertencia a um primo, onde se tornou meio oficial.
Foi vendedor na Eletro Tamoio e, posteriormente, na Eletroradiobraz, mais tarde Jumbo Eletro, quando esta inaugurou na cidade. Trabalhou como segurança na Usina Tamoio e depois como fotógrafo social, registrando casamentos e todo tipo de evento durante 37 anos, tendo vários trabalhos publicados em diversos jornais.
Também teve suas incursões pelo mundo político. Foi candidato a vereador por duas vezes, sendo que em uma delas acabou ficando como suplente. Atuou como assessor do vereador Adilson Vital.
Apaixonado pela aviação, fundou o Clube de Voo Araraquara (CVA), do qual era um dos membros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...
A partir das 18 horas da quinta-feira (3), a Câmara recebe a Audiência Pública “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, convocada pelo ve...
Foram lançados dois novos editais para a 4ª edição da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol), que será realizada no início de novembro, para curtas-metragens e para autores independentes e peque...
No dia 13 de junho, a vereadora Geani Trevisóli (PL) enviou a Indicação nº 2958/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma rampa de acessibilidade no palco do Teatro Municipal, localizado n...
Moradores da Vila José Bonifácio entraram em contato com o vereador Michel Kary (PL) e relataram problemas nos bancos da Praça do Faveral. Por isso, o parlamentar esteve no local para verificar a s...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.