1314
A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Secretaria de Educação solicitando informações sobre os protocolos de aleitamento e desfralde praticados nas escolas públicas municipais infantis da cidade.
O documento requer uma série de dados sobre como estes dois procedimentos se dão na rede pública escolar municipal, com o objetivo de entender se os direitos das crianças e mães estão sendo resguardados.
O requerimento questiona, por exemplo, qual a estrutura oferecida às mães que optam por amamentar seus filhos nas creches e se ela está disponível em todas as unidades.
Também pergunta se existe a possibilidade de oferta do leite materno extraído previamente e, em caso positivo, como se dá o armazenamento e preparo do leite.
Sobre o desfralde, a parlamentar pergunta qual o protocolo do município, se ele é definido em acordo com as mães e de acordo com evidências científicas da área da Psicologia Infantil sobre o assunto.
“O aleitamento materno é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e única alimentação necessária para as crianças até os seis meses de vida. Por isso, temos de garantir que todas as crianças matriculadas nas nossas creches e amamentadas por suas mães acessem este direito”, diz Fabi.
Da mesma forma, a vereadora lembra que o desfralde infantil é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da autonomia de uma criança e que precisa ser feito de forma lúdica, sem pressão e sem constrangimento para a criança. “É um momento importante para as nossas crianças e que, se feito da forma errada, pode deixar traumas que irão refletir em sua autoestima e segurança na vida adulta”, reforça e finaliza a parlamentar.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.