Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
747
Em agosto, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, solicitando informações sobre serviços de alimentação escolar e aquisição de estocáveis diversos para atendimento nas unidades escolares.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas que obtêm os serviços de alimentação terceirizada são os Centros de Educação e Recreação (CERs) Prefeito Clodoaldo Medina, Professor José Ênio Casalecchi e Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prado, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.
O setor acrescenta que 64 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino recebem estocáveis, carnes e insumos diversos, e não possuem contratos terceirizados para o preparo e distribuição das refeições.
Sobre a preparação e distribuição dos alimentos, o órgão esclarece que não há contratos terceirizados de mão de obra para a alimentação nas unidades escolares da cidade.
Por fim, a Secretaria justifica a contratação com o intuito de implantar uma nova experiência do modelo da alimentação escolar do município nas quatro unidades citadas. "Nos baseamos nos princípios preconizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, que objetiva a garantia do acesso a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades dos assistidos pela Rede Municipal de Ensino.”
Concluindo, o setor afirma que a contratação tem como princípio a eficiência, para tornar mais eficaz os serviços de alimentação, uma vez que agiliza a aquisição de gêneros, elimina o excesso de processos licitatórios, reduz custos públicos com compra e manutenção de veículos, utensílios e equipamentos, e acelera a manutenção e reposição de mão de obra especializada.
De acordo com o vereador, o que motivou o requerimento foi a observação de que haviam contratos firmados com empresas terceirizadas que forneciam mão de obra e todos os insumos e estocáveis para a preparação e distribuição das refeições nas unidades escolares, assim como também haviam contratos firmados com empresas somente para o fornecimento de insumos. “Por isso, acho muito importante sabermos quantas e quais unidades escolares possuem refeições totalmente terceirizadas e quais não possuem, para podermos acompanhar essas licitações e contratações”, completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara oficializou nesta terça-feira (19) o retorno de João Clemente (Progressistas) ao cargo de vereador. Ele tomou posse em um ato realizado no Gabinete da Presidên...
O PAT Araraquara está com novas oportunidades de emprego em diferentes áreas profissionais. Entre elas, há vagas para assistente de vendas, cozinheiro(a) em diferentes segmentos, engenheiro de segu...
O programa “Viagem Literária”, que percorre bibliotecas em 66 cidades paulistas, terá Araraquara como uma das contempladas, com atividades gratuitas na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” nos d...
Araraquara recebe nos dias 20 e 21 de agosto a Mostra de Curtas com exibições gratuitas das produções dos cineastas Paulo Delfini e Wisley Luiz, em sessões apoiadas pela Secretaria Municipal de Cul...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão do feriado de 22 de agosto, quando a cidade celebra seus 208 anos, não haverá expediente no Paço Municipal, nas unidades da administração direta e i...
Por meio da Indicação 3806/2025, o vereador Michel Kary (PL) sugeriu à Prefeitura que seja realizada a revitalização da quadra poliesportiva localizada na rua Expedicionários do Brasil, na Vila Yam...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.