Notícias



Reclamações sobre a coleta de lixo doméstico em Araraquara geram questionamentos

Vereador Alcindo Sabino (PT) pediu à Prefeitura informações sobre a situação atual do serviço

Publicado por: Foto: Freepik

1252


Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou informações sobre a situação atual do serviço de coleta de lixo doméstico em Araraquara.

 

No documento, o parlamentar considerou frequentes reclamações da população sobre atrasos e falhas na execução do serviço, que têm provocado acúmulo de lixo nas calçadas, mau cheiro e riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos, roedores e doenças.

 

De acordo com Alcindo, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) emitiu uma nota, no dia 16 de abril de 2025, informando que a empresa contratada para a execução do serviço vem apresentando problemas.

 

“Embora todas as obrigações financeiras estejam sendo devidamente cumpridas pela autarquia, também foi informado que a Prefeitura passou a auxiliar a coleta com a inclusão de um caminhão próprio, podendo ampliar essa atuação conforme a necessidade”, pontua Alcindo.

 

O vereador pergunta sobre o valor total gasto até o momento pela Prefeitura com o auxílio à coleta de lixo, incluindo combustível, pessoal e manutenção dos veículos utilizados. “Esses valores estão sendo ou serão descontados dos pagamentos à empresa contratada, uma vez que ela não está cumprindo integralmente suas obrigações contratuais?”, questiona.

 

Ele também quer saber se a empresa responsável pela coleta foi notificada ou multada em razão dos problemas recorrentes no serviço. “Em caso positivo, quais foram as medidas aplicadas e valores? Existe algum estudo técnico ou parecer jurídico que justifique a decisão da Prefeitura de intervir com recursos próprios no serviço ainda sob responsabilidade do Daae e da empresa contratada?”, acrescenta.

 

Por fim, o vereador também pergunta se há previsão de melhoria no serviço antes do início da concessão, marcada para o dia 2 de junho de 2025.


Publicado em: 30 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...



Biblioteca Municipal (03/10)

03 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...



Qualidade de vida (03/10)

03 de outubro de 2025

Araraquara conquistou destaque nacional ao ser reconhecida como a 3ª melhor cidade de médio porte em qualidade de vida no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025. No ranking geral,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!