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Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou informações sobre a situação atual do serviço de coleta de lixo doméstico em Araraquara.
No documento, o parlamentar considerou frequentes reclamações da população sobre atrasos e falhas na execução do serviço, que têm provocado acúmulo de lixo nas calçadas, mau cheiro e riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos, roedores e doenças.
De acordo com Alcindo, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) emitiu uma nota, no dia 16 de abril de 2025, informando que a empresa contratada para a execução do serviço vem apresentando problemas.
“Embora todas as obrigações financeiras estejam sendo devidamente cumpridas pela autarquia, também foi informado que a Prefeitura passou a auxiliar a coleta com a inclusão de um caminhão próprio, podendo ampliar essa atuação conforme a necessidade”, pontua Alcindo.
O vereador pergunta sobre o valor total gasto até o momento pela Prefeitura com o auxílio à coleta de lixo, incluindo combustível, pessoal e manutenção dos veículos utilizados. “Esses valores estão sendo ou serão descontados dos pagamentos à empresa contratada, uma vez que ela não está cumprindo integralmente suas obrigações contratuais?”, questiona.
Ele também quer saber se a empresa responsável pela coleta foi notificada ou multada em razão dos problemas recorrentes no serviço. “Em caso positivo, quais foram as medidas aplicadas e valores? Existe algum estudo técnico ou parecer jurídico que justifique a decisão da Prefeitura de intervir com recursos próprios no serviço ainda sob responsabilidade do Daae e da empresa contratada?”, acrescenta.
Por fim, o vereador também pergunta se há previsão de melhoria no serviço antes do início da concessão, marcada para o dia 2 de junho de 2025.
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