490
Após um grupo de professores entrar em contato com o gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota), alegando impossibilidade de retornar às aulas presenciais, por não considerarem o ambiente escolar seguro para atender 100% os alunos, bem como a falta de estrutura, como sala de aula pouco arejada, falta de EPIs, entre outros, o parlamentar encaminhou ao Executivo, no dia 26 de agosto, o Requerimento nº 801/2021, solicitando dados sobre professores e estrutura das escolas municipais de Araraquara para o retorno seguro de 100% das aulas presenciais. “É urgente este retorno das aulas presenciais, desde que haja toda segurança adequada e estrutura para os funcionários, professores e alunos”, pontua Marchese.
Para o vereador, a pandemia da Covid-19 causou uma crise geral entre alunos da rede pública e particular devido à questão socioeconômica e o acesso aos métodos de ensino. Ele destaca que um estudo divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em novembro de 2020, apontou para o crescimento do risco de violência doméstica, especificamente contra crianças e adolescentes, no período da pandemia. “Segundo o estudo, distanciamento social, estresse, ansiedade, abuso de substâncias e preocupações sociais e econômicas relacionadas à Covid-19 podem ter provocado o aumento nos conflitos familiares. O isolamento social provocou condições para que violadores e abusadores convivessem mais tempo com as crianças e adolescentes e ficassem mais livres para cometer violências”, entende.
O parlamentar destaca o artigo 277 da Constituição Federal, que diz ser “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Marchese também lembra um estudo sobre as defasagens de aprendizagem dos alunos durante a pandemia, realizado pelo Banco Mundial, revelando que, antes da crise, 50% dos alunos tinham um nível de proficiência abaixo do mínimo. Pouco mais de um ano depois, esse índice saltou para 71%.
“Outro estudo, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que analisou os dados do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], principal ferramenta de avaliação da Educação Básica no Brasil, fazendo uma comparação entre o ano de 2019 e a avaliação amostral de 2021, deixou claro o impacto da pandemia na educação básica. Prejuízos no aprendizado, ampliando as diferenças entre estudantes ricos e pobres, e danos à saúde mental também são registrados em virtude da pandemia”, argumenta.
Nesse sentido, considerando o último anúncio do Governo de São Paulo, prevendo as atividades presenciais escolares para o dia 8 de setembro, de acordo com o Plano São Paulo, o vereador faz diversos questionamentos à Prefeitura. O parlamentar indaga como ficam as aulas atribuídas aos professores com comorbidades, com o retorno das aulas presenciais para o mês de outubro; se existe previsão de reposição para o professor com comorbidade para o retorno presencial das aulas; se o quadro dos professores/efetivos, dentro das categorias (P1, P2, P3), está completo em todas as modalidades e, caso não esteja, qual o plano para sanar a questão; como estão as estruturas escolares para receber os alunos neste período que ainda requer cuidados de prevenção à pandemia. Questiona ainda se o município tem qualificado os professores para receber os alunos neste retorno presencial; como está sendo preparado o retorno presencial dos alunos com deficiência física e doenças raras, e se seus professores recebem treinamento para atuar com este público. Conclui o documento perguntando se estaria havendo capacitação dos professores e de onde viriam os recursos.
“O retorno das atividades escolares presenciais pode apontar um caminho para tentar reverter o quadro, principalmente nos anos iniciais, de alfabetização, em que é fundamental estar atento ao desenvolvimento de habilidades, ao vínculo da criança com a aprendizagem e ao sentimento de pertencimento ao grupo, ainda mais quando se trata de alunos com dificuldade de aprendizagem”, avalia Marchese.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na manhã desta terça-feira (13), tomou posse no cargo de vereador o suplente Gerson da Farmácia (MDB). A assinatura do termo aconteceu no gabinete da Presidência da Câmara, e o parlamentar irá dese...
Após o anúncio da Prefeitura sobre o reajuste de 4% na taxa de coleta de lixo, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou a Indicação nº 2438/2025, solicitando a suspensão do aumento e da cobrança da...
Após receber denúncias de moradores e comerciantes sobre o aumento de furtos e delitos na região da Rua Itália e Rua Carlos Gomes, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Djalma Dutra, o Presi...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou na Câmara Municipal a Indicação nº 2476/2025, solicitando a transferência da sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Valle Ver...
Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financ...
A possibilidade de abertura de uma Comissão Processante para apurar com mais detalhes uma denúncia envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) é um dos assuntos da Sessão Ordinária des...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.