Publicado por: Foto: Tetê Viviani
218
Suspensas pela Prefeitura desde janeiro de 2025, as obras de revitalização da Associação Atlética Ferroviária dependem da apresentação de documentos técnicos para serem retomadas. A informação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em resposta aos questionamentos feitos pelo vereador Paulo Landim (PT).
O assunto já havia sido abordado em outro requerimento enviado ao Executivo em fevereiro e voltou à pauta recentemente, após o parlamentar receber relatos de abandono e da presença de moradores em situação de rua no local.
“As obras foram paralisadas no dia 20 de janeiro e ainda não foram retomadas. Já se passaram mais de seis meses. O abandono de espaços públicos e a falta de transparência na gestão de contrapartidas não pode ser naturalizado”, declarou Landim.
As melhorias, anunciadas pela Administração Pública em julho de 2024, com investimentos previstos em mais de R$ 3 milhões, contemplariam diversos serviços que seriam realizados na forma de contrapartida pela construção do loteamento “Residencial Monte Lupo”, de responsabilidade da empresa CRAP & BADF Construções SPE Ltda.
Embargo
Segundo relatado pelo Município, “a obra foi iniciada sem a devida liberação desta Prefeitura, tendo sido embargada após constatação de irregularidade em vistoria técnica”. Entre os problemas detectados em fiscalização feita pelo Executivo, estão a ausência de entrega do projeto executivo e da respectiva planilha orçamentária.
Após essas constatações, os responsáveis pelo empreendimento foram notificados e encaminharam, por duas vezes, projetos e documentações complementares, consideradas insuficientes para corrigir as irregularidades apontadas. Assim sendo, as reformas, que tinham prazo inicial de 180 dias para conclusão, contados a partir da publicação do decreto de aprovação do loteamento, terão um novo cronograma estabelecido depois que a regularização estiver finalizada e deferida.
Segurança
A respeito da segurança do espaço, que estaria sendo usado de forma inadequada e exposto à ação do tempo, a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana explica que “o local se encontra inserido no cronograma de patrulhamento modular, na modalidade de patrulhamentos com paradas, executado pela Guarda Civil Municipal. No momento, não há postos fixos de vigilância ou segurança previstos para o referido espaço”.
Já no que se refere à área desportiva, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer informa que ainda aguarda a liberação da obra para retomar a gestão plena do estádio, o que acontecerá somente depois da conclusão e entrega da revitalização, que se encontra suspensa.
“A continuidade desta obra é fundamental, não apenas pelo valor financeiro significativo que representa, mas principalmente pelo impacto direto que tem na oferta de lazer, esporte e inclusão social à população da região da Vila Xavier e de toda a cidade”, enfatiza o vereador.
A Associação Atlética Ferroviária
A Associação Atlética Ferroviária surgiu em 1927, como o primeiro clube da cidade, mas passou a existir oficialmente somente em 1945, com sede na Vila Xavier. Em 27 de junho de 2001, recebeu o nome de “Estádio Municipal Adair Pavanelli”, em homenagem a um de seus ex-presidentes. Prestes a completar 80 anos de existência, o local faz parte da história de Araraquara, especialmente pelas competições de futebol amador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.