171
Promover desenvolvimento social a partir do fomento ao esporte é o objetivo da iniciativa do vereador Zé Luiz - Zé Macaco (PPS), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara (Lefemara), que viabiliza a retomada do futebol amador na cidade.
Nesse sentido, na noite da quarta-feira (9), o parlamentar esteve reunido com o secretário Everson Inforsato, o Dicão, o presidente da Lefemara, Ronaldo Soares (Nal), e integrantes de clubes, para definir as regras e datas para o campeonato amador de futebol no município.
Durante a reunião, o clima era de entusiasmo. Atletas que há bastante tempo aguardavam a retomada do torneio na cidade relataram a expectativa. Para Júlio César dos Santos, da Portuguesinha, time da Série B, o desejo é de que os tempos antigos sejam revividos. “Antigamente, em Araraquara, as equipes amadoras tinham tanto incentivo que eram delas que surgiam os destaques dos times profissionais”, contou.
Para o técnico do Real Esporte Araraquarense Futebol Clube (Série A), Beto Micheti, uma das preocupações dos organizadores deve ser em manter organização e transparência do campeonato. “É fundamental que os jogadores estejam sempre informados sobre as decisões superiores e que a arbitragem seja cuidadosa para mitigar a ocorrência de injustiças”, reiterou o treinador.
Para acalmar os ânimos, Dicão deixou claro o empenho do Executivo municipal em manter um projeto sério. “Não é fácil, mas a Prefeitura está trabalhando nos mínimos detalhes para que tenhamos êxito”.
Zé Luiz também aproveitou a oportunidade para reiterar a importância da iniciativa. “Há muito, a atividade amadora não é estimulada no município, e trazê-la novamente ao cotidiano dos araraquarenses é um ensejo para trabalharmos o esporte como iniciativa social, que promove a cidadania e a autonomia dos indivíduos, principalmente daqueles que vivem em alguma situação de vulnerabilidade”.
O torneio
Ao todo serão 79 equipes e cerca de 2.300 participantes que disputarão entre as categorias veterano, amador, seletivo, menores e feminino. A previsão é de que as partidas do campeonato sejam realizadas aos domingos, a partir da segunda quinzena do mês de junho, nos campos Operário, Atlética, Botânico, Bueno e Pinheirinho.
Mulheres em ação
Pela primeira vez em Araraquara, haverá uma categoria específica para as mulheres. A atleta Caroline Miranda, ex-jogadora da Ferroviária, ressaltou a vitória para a cidade. “Parece simples, mas é uma vitória a inclusão da categoria feminina no campeonato, ainda há um tabu sobre a mulher que joga bola, as pessoas desconfiam da nossa capacidade.” O presidente da Lefemara também reforçou a importância da novidade. “Bia Zaneratto, nascida na cidade e, atualmente, artilheira mundial, é um exemplo de como o futebol foi considerado durante muitos anos uma prática masculina. Quando criança, a garota que tinha o dom para jogar bola, treinou com meninos e sofreu preconceito por escolher o futebol como carreira”, contou Nal.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Informações sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Residencial Paraíso, foram solicitadas à Pre...
No início de março, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endem...
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.