Notícias



Reunião discute protocolos para retorno das aulas presenciais no IFSP Araraquara

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) intermediou encontro entre diretor da instituição e autoridades municipais

1031


Com 114 servidores e aproximadamente mil estudantes, o campus de Araraquara do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se prepara para a retomada das atividades presenciais. Para isso, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) organizou uma reunião, no local, na manhã da quinta-feira (21), com o diretor da instituição e representantes da Saúde e da Educação municipais para discussão de protocolos sanitários em busca de um retorno seguro. 

De acordo com o diretor geral do campus de Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, a previsão é que algumas atividades administrativas e de apoio aos estudantes sejam retomadas já em novembro, seguindo orientações de cada colegiado. Para 2022, a expectativa é de retorno total das aulas presenciais. “Diante deste cenário, o que buscamos, com este encontro, é orientação para que servidores e alunos se sintam seguros”, explicou Santos.

Para Bianco, a reunião, com quem chamou de “profissionais que representam o modelo de combate à pandemia que deu certo no Brasil”, pode tornar o campus de Araraquara um modelo de retorno para todos os campi do IFSP. “A ideia é conseguir tranquilizar a comunidade acadêmica que dá para voltar da forma mais segura possível. Como você justifica a sociedade ter voltado e nenhuma universidade pública do Brasil ter retomado as atividades presenciais? Isso tem gerado uma perda educacional e acadêmica muito acentuada”, pontuou Bianco.

Na ocasião, o grupo percorreu as instalações trocando informações sobre protocolos de biossegurança em cada área, que incluem uso correto de uso de máscaras, distanciamento, ventilação dos espaços, disponibilização de álcool 70% e adoção de questionário diário para inquérito dos sintomas, isolamento dos suspeitos e monitoramento dos casos confirmados.

Também participaram da reunião a gerente de Proteção às Ações Covid-19 na Educação Infantil, Silvia Theodoro; a gerente de combate à Covid-19, Rowaylly Alexandrino; a gerente da Vigilância Sanitária, Silvia Adalberto; a gerente de Monitoramento e Acompanhamento dos Casos Positivados de Covid-19, Ana Lúcia de Oliveira e a enfermeira responsável pelas equipes de testagem nos estabelecimentos comerciais, Mileidy Atelli.

 

Moção de Apoio

Para o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), o Instituto Federal é um patrimônio de Araraquara, que deve ser preservado. Em maio, o parlamentar protocolou o Requerimento nº 433/2021, uma moção de apoio e solidariedade a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ao Instituto Federal São Paulo – Campus Araraquara, em detrimento ao corte de R$ 1 bilhão e o bloqueio de verbas das universidades federais.

“No Instituto Federal São Paulo – IFSP Araraquara, o corte chega 25% dos recursos do campus, o que significa R$ 400 mil, se equiparando ao orçamento de 2012”, informa o vereador no documento. “O IFSP oferece um ensino médio diferenciado, com um dos melhores Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da cidade e com menor nível de renda dos alunos. A gente conseguiu inverter a lógica, oferecendo educação pública de qualidade no ensino médio, técnico e também no ensino superior e na pós- graduação”, complementa.


Publicado em: 21 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretário presta esclarecimentos sobre ensino integral no Rubens Cruz e Gilda em Extraordinária na quarta (5)

03 de novembro de 2025

Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integra...



Câmara realiza Sessões Extraordinárias para votar Lei Orçamentária Anual de 2026

03 de novembro de 2025

A Câmara Municipal agendou duas Sessões Extraordinárias para debate e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.             A primeira votação está marcada para esta terça-feira (4), às 18...



Curso projetos culturais (05/11)

03 de novembro de 2025

O curso presencial e gratuito “Planejamento, gestão e execução de projetos culturais” está com inscrições abertas. A atividade será ministrada por Amanda Alves Prado, e acontecerá no dia 5 de novem...



Semana do Maracatu (07/11)

03 de novembro de 2025

A 2ª Semana do Maracatu acontecerá de 7 a 9 de novembro, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, haverá oficinas, rodas de conversa, apresentações...



Vereadores decidem sobre lombofaixa em frente a escolas e outros três projetos

03 de novembro de 2025

A obrigatoriedade da instalação de lombofaixas em frente a escolas de Araraquara e outros três projetos estão na pauta da 40ª Sessão Ordinária. O encontro dos vereadores está marcado para as 15 hor...



Em três meses, UPAs encaminharam 2,7 mil pacientes para internações e exames

03 de novembro de 2025

Com o objetivo de obter informações sobre o fluxo de encaminhamentos realizados nas unidades de urgência, a vereadora Maria Paula (PT) apresentou o Requerimento nº 1544/2025, por meio do qual solic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!