Notícias



Sancionada lei que regulamenta calçadas com grama

Proposta foi apresentada pela vereadora Juliana Damus (Progressistas)

2338


No dia 3 de novembro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 13/2020, de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas), foi sancionado pelo prefeito Edinho Silva (PT), gerando a Lei Complementar nº 932/2020. A nova lei, que altera o artigo 116 e seus parágrafos da Lei Complementar nº 18, de 22 de dezembro de 1997 (Código de Posturas do Município de Araraquara), já está em vigor e regulamenta a instalação de calçadas com grama na cidade.

A parlamentar apresentou o PLC buscando conciliar meio ambiente e acessibilidade, após uma conversa que teve com um munícipe que possuía uma calçada de grama e foi intimado pela Prefeitura a efetuar o calçamento.

No entendimento de Juliana, tal ação ocorria na contramão dos discursos de defesa do meio ambiente, pois, quanto mais se impermeabiliza o solo, mais enchentes ocorrem e mais quente fica o ambiente. Porém, a vereadora ponderava que era necessário pensar na acessibilidade das pessoas, portadoras de deficiências ou não, a fim de garantir uma forma de locomoção acessível e segura.

A iniciativa, aprovada em segunda votação na Sessão Ordinária do dia 27 de outubro, decorria da necessidade de se atribuir uma metragem mínima específica, conforme a Norma Brasileira (NBR) vigente, para que houvesse uma padronização, evitando aos munícipes transtornos e eventualmente multas por não estarem adequados à legislação.

Na construção da proposta, a parlamentar se reuniu com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e com a Coordenadoria de Trânsito. Juliana avalia que, com a permissão da faixa ajardinada, composta por gramado, é possível garantir a permeabilidade do solo na tentativa de amenizar alagamentos.

 

O que diz a lei

A legislação complementar prevê que as calçadas ou passeios públicos deverão contar com uma faixa livre ininterrupta, com largura mínima recomendável de 1,5 m, sendo o mínimo admissível de 1,2 m e altura livre mínima de 2,1 m (obstruções verticais), necessária ao trânsito seguro de pedestres e cadeirantes, construída de concreto ou revestimento cerâmico antiderrapante, desprovida de obstáculos em sua faixa de circulação, com rampas ou interferências permanentes ou temporárias, de acordo com a NBR vigente.

Ademais, os passeios públicos poderão ter faixas de serviço e de acesso gramadas, possuindo, no máximo, 1 m de largura, desde que respeitada à faixa livre ininterrupta para o trânsito de pedestres.

A faixa gramada de serviço também poderá servir para instalação de equipamentos e mobiliário urbano, tais como lixeiras, postes de sinalização, iluminação e afins, com exceção dos locais onde haja guia rebaixada.

Nos casos em que as muretas ou os calçamentos dos passeios públicos estejam em desacordo, será expedida notificação ao morador ou ao proprietário, na qual serão concedidos 30 dias para que sejam tomadas medidas relativas à construção ou ao reparo de muretas ou calçamentos dos passeios públicos. Persistindo a situação, após o transcurso do prazo, será aplicada multa na ordem de 3 Unidades Fiscais Municipais (UFMs) por metro linear da testada imóvel. Na persistência, após 10 dias contados da autuação, o serviço de construção ou reparo poderá ser realizado pelo poder público municipal ou terceiro contratado para tal fim, ensejando a cobrança de tarifa de 3 UFMs por metro linear de testada do imóvel.


Publicado em: 12 de novembro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Recolhimento de animais

25 de agosto de 2025

O recolhimento de animais de rua em Araraquara é realizado com o objetivo de garantir atendimento prioritário aos casos mais urgentes, já que não há estrutura física nem recursos financeiros sufici...



Jardim São Rafael II (25/08)

25 de agosto de 2025

O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” irá contemplar, no sábado (30), das 9 às 13 horas, no CEU das Artes, a população do Jardim São Rafael II, que poderá se beneficiar de serviços de d...



Educação Infantil (25/08)

25 de agosto de 2025

A Secretaria Municipal da Educação abre, no próximo dia 1º de setembro, as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade....



PAT (25/08)

25 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 26 vagas de emprego abertas em 19 áreas de atuação nesta segunda-feira (25). As oportunidades são destinadas a candidatos com dife...



Câmara marca presença em inauguração de residência terapêutica no Centro

25 de agosto de 2025

A Câmara de Araraquara esteve presente na inauguração da Residência Terapêutica “Adélia Bellodi Privato”, localizada na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2307, no Centro. O evento foi realizado...



Câmara realiza Audiência Pública sobre escolas cívico-militares

25 de agosto de 2025

A Câmara realiza, no dia 27 de agosto, às 17h30, a Audiência Pública “Escolas cívico-militares em Araraquara”. O evento foi convocado pelo vereador Coronel Prado (NOVO), por meio do Requerimento nº...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!