Notícias



Saúde explica situação de medicamentos em Araraquara

Secretaria afirma que disponibilidade depende dos processos de fornecimento e aquisição; esclarecimentos foram solicitados pelo vereador Marcelinho (Progressistas)

Publicado por: Foto: Freepik

81


Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu detalhes à Prefeitura de Araraquara sobre a falta de medicamentos de uso comum e contínuo na rede pública municipal de saúde em janeiro.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informa que eventuais faltas podem ocorrer por fatores administrativos e logísticos “que fogem, em parte, ao controle da gestão local, notadamente em razão de débitos de exercícios anteriores, atrasos nas entregas por parte de fornecedores que nem sempre dispõem de imediato dos elevados quantitativos adquiridos, bem como por questões logísticas relacionadas ao transporte, especialmente quando as compras são realizadas junto a empresas sediadas em outros estados”.

 

O que foi feito?

Quanto às providências adotadas, a pasta afirma que todos os itens mencionados pelo parlamentar contam com solicitações em andamento no almoxarifado, seja por meio de compras por ata de registro de preços, seja por compras diretas emergenciais, além de haver acompanhamento contínuo dos estoques, com planejamento antecipado de aquisições e reposições baseado na demanda mensal e no histórico de consumo.

 

Ainda segundo a Secretaria, as reposições são programadas antes do esgotamento dos estoques, observando níveis de segurança e envolvendo o ciclo completo entre as áreas de almoxarifado, compras e licitações, financeiro e contratos, evidenciando que a regularização do abastecimento depende de uma cadeia operacional ampla.

 

Medicamentos

No documento de resposta, a pasta apresenta a listagem atualizada em 6 de fevereiro dos medicamentos questionados por Marcelinho e as providências que estão sendo tomadas para regularização. Os detalhes podem ser conferidos no arquivo aqui.

 

Imprevisível

Encerrando, a Secretaria pontua que, em relação ao prazo para normalização do fornecimento, não é possível estabelecer previsão precisa, uma vez que o tempo de indisponibilidade varia conforme a dinâmica de fornecimento e a conclusão dos processos de aquisição, ressaltando que todos os itens permanecem com solicitações ativas e monitoramento permanente para viabilizar o reabastecimento o mais brevemente possível.

 

Conforme explica o vereador, o questionamento se justifica pela necessidade de garantir o direito constitucional à saúde e assegurar a continuidade dos tratamentos médicos, evitando prejuízos à saúde e à qualidade de vida da população araraquarense.


Publicado em: 18 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Unidade de saúde do Cruzeiro do Sul tem previsão de ser reformada, diz Prefeitura

18 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara tem previsão de reformar a estrutura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Farmacêutico Cristóvão Colombo”, do Jardim Cruzeiro do Sul. A informação foi enviada em resp...



Audiência Pública na Câmara de Araraquara debate direitos das pessoas com doenças raras

18 de fevereiro de 2026

Dentro das atividades da Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”, o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebe a Audiência Pública...



Câmara de Araraquara abre seleção para estagiários com bolsa de R$ 2.277

13 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...



Agenda Cultural – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...



Agenda Esportiva – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...



Mulheres e meninas na ciência: mesmo com avanços, acesso e permanência ainda são desafios

13 de fevereiro de 2026

Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!