673
A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 1.123/2021, pedindo esclarecimentos sobre a qualidade do asfalto aplicado em novembro do ano passado no bairro Parque Planalto. Segundo a parlamentar, a pavimentação feita recentemente já apresenta diversos problemas, causando transtornos aos moradores, pois, além do rápido desgaste, existem buracos na via recém recapeada. “Com as poucas chuvas já ocorridas, a pavimentação já começou a se desfazer, denotando clara falta de qualidade. Com o avançar do verão, os desgastes serão mais intensos, já sendo possível prever muitos transtornos aos moradores”, alegou Luna.
Também salientou a vereadora que, em um requerimento de 2019, a Secretaria de Obras informou que a vida útil do pavimento estimada para cidades do porte de Araraquara tem uma variação de oito a 10 anos, em função do volume e do tipo de tráfego e que, partindo desta informação, estima-se que a vida útil da maioria das vias pavimentadas está vencida há pelo menos 10 anos.
No documento, a parlamentar questionou se a pavimentação asfáltica do Parque Planalto contemplada no Orçamento Participativo de 2019 foi realizada pela própria Secretaria de Obras ou se existe uma empresa terceirizada. Também questionou o Executivo sobre valores, prazos e garantias.
Luna pediu ainda informações técnicas sobre os serviços executados, como qual padrão de qualidade deve ser obedecido pela pavimentação asfáltica, qual é a empresa fornecedora do asfalto que foi utilizado e quais as características do produto empregado.
A vereadora também indagou por que motivo, se a vida útil do asfalto tem validade de 10 anos, o serviço executado já apresenta problemas com tão pouco tempo de uso, e quais medidas serão tomadas neste sentido.
Resposta
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos respondeu através de Ofício que a obra está sendo executada por uma empresa contratada pela Prefeitura através de Tomada de Preços, tendo como vencedora a empresa Infratech Engenharia LTDA – EPP, pelo valor de R$ 2.184.900,00. A pasta também afirmou que os documentos referentes ao processo estão disponíveis no Portal da Transparência do município.
O órgão também afirmou que o material comprado pela empresa deve respeitar o especificado no edital contido no processo licitatório e que não cabe a ele controlar ou indicar de qual fornecedor o material deve ser obtido. A Secretaria também afirmou que a obra ainda está em andamento e que está em constante contato com a empresa, a fim de que qualquer serviço que não seja executado de acordo com as normas e especificações do edital seja corrigido.
A parlamentar discorda: “Fiz uma apuração recente da situação e tive informações que a obra se encontra totalmente parada. Por conta disso, produzi a Indicação nº 632/2022 solicitando que sejam retomadas com urgência visto que existe previsão de chuva para muitos dias à frente e o que já foi feito está sendo prejudicado, o que, com certeza, aumentará o gasto público. O prazo para o término é no dia 3 de março. Vamos aguardar as movimentações.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
Informações sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Residencial Paraíso, foram solicitadas à Pre...
No início de março, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endem...
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.