1274
No final de outubro, o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Lucas Grecco (União Brasil), encaminhou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre vagas de estacionamentos para idosos e deficientes físicos.
“Recebemos constantemente em nosso gabinete muitas reclamações de idosos e deficientes físicos, devido à falta de vagas de estacionamentos. As poucas vagas existentes por vezes são utilizadas por pessoas não deficientes e idosas. É um dever do Executivo investigar e apurar todo e qualquer descumprimento de lei”, argumentou o parlamentar no documento.
Grecco perguntou sobre a relação das vagas existentes para deficientes e idosos em ruas e avenidas por ele elencadas e se existiria a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas para deficientes e idosos nas vias em questão - entre as avenidas Barroso e Portugal, entre as ruas Major Carvalho Filho e Carlos Gomes, na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, na Avenida Francisco Vaz Filho, na Avenida Sete de Setembro, na Rua Maurício Galli, nas transversais da Alameda Paulista, e entre as ruas Maestro José Tescari e Cândido Portinari.
Em resposta, o engenheiro civil Daniel Robles, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTMU), informou que, nas vias com operação de sistema rotativo (Área Azul), existe uma reserva de 6% do total de vagas para os idosos e 5% do total de vagas para os deficientes físicos - entre as avenidas Barroso e Portugal, e entre as ruas Major Carvalho Filho e Carlos Gomes. “De qualquer forma, há uma revisão constante dos posicionamentos de tais vagas especiais dentro do sistema de estacionamento rotativo da cidade, com preferência de localização de tais vagas nas proximidades das esquinas para facilitar as manobras, sobretudo dos idosos. Tais vagas estão distribuídas por todo o sistema rotativo e com concentração maior nas proximidades dos polos atrativos de viagens dos idosos e deficientes físicos.”
Ele detalha que nas demais vias, a SMTTMU busca manter este mesmo índice de reserva de vagas nos locais com escassez de oferta de vagas de estacionamento na via pública e busca aumentar estes tipos de vagas especiais (vagas de deficiente físico e idoso, além das vagas rápidas de 15 minutos), de acordo com a demanda existente, procurando atender os pedidos recebidos dos vereadores, associações de deficientes e demais munícipes em geral, de modo a criar tais vagas onde há a real demanda.
“No caso de haver vários pedidos de vagas para uma mesma região, os técnicos da Secretaria realizam um estudo para determinar o melhor posicionamento da vaga ou do conjunto de vagas especiais de modo a atender da melhor forma possível os solicitantes, os munícipes e os comerciantes ou prestadores de serviço. Quando há alguma reclamação da falta destes tipos de vagas, a praxe da SMTTMU tem sido a de atender tais demandas com os devidos critérios técnicos. Assim, o aumento do número de vagas especiais de estacionamento é possível e trata-se de uma boa prática aditada por esta Secretaria, sendo que tal ação vem sendo executada com o critério de atendimento sempre onde a demanda real se fizer necessária”, finaliza.
No entendimento do vereador, a resposta veio incompleta. “Nossa pergunta é sobre quantidade e não porcentagem. Encaminharemos outro requerimento para obtermos essas informações mais detalhadas", encerra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.