Notícias



Secretaria e Daae esclarecem medidas para evitar entupimento de bocas de lobo

Informações foram solicitadas pela vereadora Filipa Brunelli (PT)

1288


Em novembro do ano passado, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a instalação de lixeiras na extensão das ruas Nove de Julho (2) e São Bento (3) e avenidas e ruas adjacentes.

 

“A ausência de lixeiras nesses trechos tem resultado em uma considerável quantidade de resíduos descartados de forma incorreta e, consequentemente, ocasionado o entupimento das bocas de lobo”, argumentou a parlamentar no documento.

 

Filipa perguntou em que estágio se encontrava a licitação mencionada na resposta emitida pela Prefeitura referente à Indicação nº 178/2021, que pedia a instalação de lixeiras, quais medidas estariam sendo ou foram tomadas nesse período para solucionar a problemática do descarte irregular de resíduos sólidos, e quais providências estariam sendo ou foram tomadas em relação ao entupimento das bocas de lobo da região.

 

Em resposta enviada recentemente pelo Executivo, a coordenadora executiva de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, informou que, considerando o estudo/análise da alteração no termo de referência, para incluir a possibilidade de parcerias e propagandas, entre outras medidas, o processo mencionado foi suspenso. “Após sua conclusão, será iniciado novo processo para a aquisição dos mobiliários. A licitação está prevista para este exercício, porém sem data firmada”, detalhou.

 

Segundo a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Simone Oliveira, ocorre diariamente a varrição de toda a região central, cobrindo totalmente o setor que compreende as vias mencionadas.

 

Já o coordenador executivo de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ernesto Vellosa, explica que o Município conta com equipe própria para a manutenção dos bueiros e bocas de lobo, todavia a administração firmou parceria com o sistema penitenciário (reclusos e reeducandos) para a ampliação dessas equipes. “A manutenção é efetuada durante todo o ano e intensificada a partir de outubro, visando à retirada de folhas e materiais que possam reduzir a capacidade de drenagem do sistema durante o período de chuvas, que ocorre de dezembro a março.”

 

Ele pontua que o sistema de drenagens compreende mais do que as bocas de lobo, por isso os serviços de manutenção envolvem limpeza e desobstrução da rede de galerias, troca e reposição de tampas de caixas de drenagem, reposição de grades dos bueiros, remodelação das sarjetas, implantação, remodelação e desobstrução de sarjetões.

 

“Os serviços são realizados através do monitoramento dos bueiros e bocas de lobo e a manutenção preventiva é realizada conforme o comportamento do sistema e ocorrências averiguadas. Por se tratar de atividade extremamente dinâmica, com diversas ocorrências de furtos recorrentes das grades e depredação das tampas, as demandas são analisadas diariamente e atendidas conforme a gravidade/risco à população”, completa.

 

O coordenador enfatiza que, usualmente, são realizadas campanhas pelo Daae e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tal como o programa “O rio começa aqui”.


Publicado em: 18 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!