Notícias



Semana do Uso Correto de Medicamentos começa em unidade de saúde do Parque São Paulo

Atividade é fruto de lei proposta pelo vereador Edson Hel (PV) e vai até quinta-feira (9)

2785


Você toma seu medicamento na dosagem correta? Você faz o descarte correto de medicamentos? Para conscientizar sobre questões como essas teve início, na Unidade de Saúde da Família (USF) “Gustavo de Moraes Júnior”, no Parque São Paulo, mais uma edição da Semana Municipal do Uso Correto de Medicamentos. A atividade, fruto de lei proposta pelo vereador Edson Hel (PV), aconteceu na manhã desta segunda-feira (6) e seguirá em outras unidades de saúde até quinta-feira (9), sempre das 8 às 12 horas.

O parlamentar falou da importância do projeto, que atendeu cerca de 1.500 pessoas no ano passado. “Muitos tomam medicamento com leite, com suco, e o correto é com água. Quando você conversa com a população, o descarte também é incorreto. A pessoa joga no vaso sanitário, no lixo, sendo que o correto é trazer no posto de saúde ou na farmácia. Então a gente trabalha muito com a conscientização.”

Desde 2017, a ação ocorre em parceria com alunos do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara (Uniara), supervisionados pela professora Patrícia Bernardi. “Eles participam ativamente. Estamos há anos consecutivos, só paramos na pandemia. É um evento de extrema importância, pois a população precisa realmente dessa educação para que ela entenda que não é só tomar o medicamento quando a gente passa mal. E também não podemos estocar medicamento em casa. Não é só pegar o medicamento, levar para casa, tomar quando se sente mal, tem que ter uma adesão.”

A professora lembra também da necessidade de evitar a “farmácia caseira”. “Vai sobrando medicamento e você vai tendo o resto lá. Precisa prestar atenção na validade do medicamento, pois ela é crucial.”

Para Lucas Góes, aluno do 3º ano do curso de Farmácia, poder sair da sala de aula e ter um contato direto com a população é fundamental na formação. “Saber conversar com o paciente, saber tirar dele as informações, orientar. É muito legal, pois às vezes o paciente faz o uso incorreto de um medicamento ou ele descarta incorretamente e a gente, como sabe a parte teórica, pode dar essa orientação e também treinar como é a convivência entre farmacêutico e paciente.

A enfermeira da USF, Isabela Oliveira, explicou que há muitos pacientes que são “polifarmácia”, que tomam até 10 medicamentos. “Eles se confundem nas prescrições, nas receitas, as posologias. Então essa orientação é muito importante para que as pessoas sigam o tratamento. Às vezes acontece de pegarmos pacientes que estão descompensados nos exames e você vai observar e é o uso inadequado do medicamento. Quando ele passa a usar corretamente, ele passa a ter um tratamento mais adequado.”

Paciente da unidade de saúde, Domingos Saraiva dos Santos saiu satisfeito com o projeto. “Vou levando um papel para casa para dar uma revisada melhor. Não faço uso de medicamento de uso contínuo, mas quando estou sentindo alguma coisa, venho ao posto e o médico passa algum medicamento.”

Nesta terça-feira (7), a atividade será na USF “Dr. Euclides Crocce”, na Avenida Carlos de Angeli, nº 350, no Parque Residencial Vale do Sol.

 

Sobre a data

A Semana tem por objetivo informar a população sobre o uso correto de medicamentos fornecidos pelos postos de saúde, além de evitar desperdícios. A data pode ser celebrada com realizações de palestras nos postos de saúde do Município, colocação de cartazes e distribuição de panfletos informativos aos usuários nos postos de saúde. Todos os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei são obtidos mediante doação de empresas privadas, sem acarretar ônus para o Município.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é celebrado em 5 de maio. A data foi criada para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação. “É necessário adotar medidas efetivas no sentido de conscientizar e informar a população sobre o uso correto de medicamentos e respeitar as orientações dos médicos”, entende Hel.

Confira a programação completa da Semana (sempre das 8 às 12 horas):

Terça-feira (7) – Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Euclides Crocce”, na Avenida Carlos de Angeli, nº 350, no Parque Residencial Vale do Sol

Quarta-feira (8) – Farmácia Solidária, na Rua Imaculada Conceição, nº 3885, na Vila Yamada

Quinta-feira (9) – Centro Municipal de Saúde (CMS) “Rafael Sorbo”, na Rua Habib Khodor, s/nº, no Santa Angelina


Publicado em: 06 de maio de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

PAT (12/08/25)

12 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...



Arte & Gastrô (12/08)

12 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15h às 21h, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de vin...



Pedidos de isenção (12/08)

12 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abre, nesta terça-feira (12), o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026,...



Agosto Lilás 2025 (12/08)

12 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Acúmulo de água na Avenida Matão causa transtornos na Vila Xavier

12 de agosto de 2025

Após fiscalizar o cruzamento da Avenida Matão com a Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, na Vila Xavier, juntamente com o engenheiro civil e chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viári...



Obras não iniciadas do OP são fiscalizadas por meio de Requerimento

12 de agosto de 2025

Buscando mais transparência sobre políticas de participação popular e realização de obras públicas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou à Prefeitura u...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!