1166
Com três participações na Tribuna Popular, ocorreu nesta terça-feira (19) a 60ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara. Gustavo Domingos Jacobucci e Priscila Claudino Luciano fizeram exposições tratando da data-base dos servidores municipais de Araraquara. O tema ocupou boa parte da sessão. A outra tribuna foi ocupada por Marisa Marques Monteiro, representante do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), que defendeu a aprovação do Projeto de Lei nº 312/2021, presente na Ordem do Dia.
Na sessão, foi aprovado o projeto de autoria do vereador João Clemente (PSDB), instituindo no Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal de Conscientização, Prevenção, Assistência, Proteção e Promoção dos Direitos das Pessoas Portadoras de HIV e com Diagnóstico de Aids, a ser comemorado anualmente em 1º de dezembro. A proposta recebeu uma emenda, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), substituindo a locução “pessoas portadoras de HIV” por “pessoas vivendo com HIV”.
Premiações
Foi aprovada a normatização do Prêmio “Doutora Rita de Cássia Corrêa Ferreira”, por meio do Projeto de Lei nº 76/2022. Criado em 2016, o prêmio, entregue em 25 de julho, homenageia dez mulheres negras – pretas e pardas, latino-americanas e caribenhas, que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes serviços na área social.
Outro projeto de homenagem aprovado na sessão (Projeto de Lei nº 77/2022) autoriza a criação do Prêmio “André Bráz” no município, destinado a homenagear dez homens negros – pretos e pardos –, que tenham se destacado na defesa e na promoção da igualdade, da justiça social e da dignidade da pessoa humana e no combate ao racismo e às desigualdades raciais e sociais.
Nos dois casos, a definição dos homenageados em cada ano será feita pelos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), a partir de indicações apresentadas pela sociedade araraquarense em geral – autoridades, entidades, conselhos municipais, organizações da sociedade civil, comerciários, empresários, bem como pelo mapeamento étnico-social realizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que também será a responsável pela organização do evento.
Crédito no orçamento
A Prefeitura foi autorizada a destinar R$ 4 milhões e 945 mil ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), para atender despesas com pessoal e com material de consumo do sistema de água. Os recursos para abertura do crédito serão provenientes da anulação parcial de diversas dotações.
Arquivo Histórico
Os vereadores acataram o pedido da vereadora Thainara Faria (PT) para inserção no Arquivo Histórico da Câmara do exemplar do Estudo para Revisão da Lei de Cotas (n° 12.711/2012) para o Acesso da População Negra ao Ensino Superior, elaborado pela Universidade Zumbi dos Palmares.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Pacientes em tratamento oncológico em sete unidades de saúde da cidade são isentos do pagamento do estacionamento rotativo, conforme assegura o artigo 12 da Lei Municipal nº 7.058/2009. Em resposta...
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.