Notícias



Situação de imóvel no Santana causa controvérsias sobre abandono

Vereadora Luna Meyer (PDT) aponta problemas sanitários no local, mas coordenadorias o consideram regular

519


A vereadora Luna Meyer (PDT), diante da situação de abandono de imóvel localizado na Avenida Carlos Corrêa, no Santana, havia protocolado, em dezembro, o Requerimento nº 1.185/2022, solicitando informações sobre a aplicação da Lei do Instituto do Abandono.

Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos alegou que o imóvel está classificado como regular, habitado e roçado; e que há sim débitos, todos junto à Secretaria de Meio Ambiente.

A Coordenadoria informou que o proprietário nunca foi notificado por abandono de imóvel, mas que em janeiro foi notificado para desobstrução de passeio público. Também foi esclarecido que o imóvel em questão não se enquadra na Lei nº 7.733/2012, do Instituto do Abandono.

Quanto às questões de Vigilância Sanitária, a Coordenadoria sugeriu um reenvio para o setor pertinente; e finalizou reforçando que o imóvel se encontra regular, mas que nada impede a fiscalização do local.

Foram anexados ainda documentos referentes à fiscalização recente do imóvel e, ainda, documentos constando o valor da multa pela vegetação arbórea e do IPTU do local (todos podem ser conferidos na íntegra acessando o documento de resposta).

A Gerência de Controle de Vetores da Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde também deu um parecer, informando que a equipe de Controle de Vetores esteve no local para uma vistoria do combate à dengue, em janeiro, mas que não foram encontrados focos (o responsável, ainda assim, foi orientado a retirar todo material que possa oferecer acúmulo de água). A equipe da Fauna Sinantrópica também esteve no imóvel em janeiro, porém o morador estava ausente; moradores vizinhos relataram não terem problemas com roedores em seus imóveis, e um retorno será programado.

 

Questionamentos

No documento, Luna havia considerado que o imóvel estava há muito tempo sendo conservado de forma contrária às normas sanitárias, a vegetação alta, os criadouros de mosquitos transmissores de doenças, a presença de animais peçonhentos e o depósito de entulho e lixo provocando transtornos à população da região.

Frente a esse caso, a vereadora perguntou sobre a situação legal do imóvel (solicitando documentos), e sobre a existência de débitos referentes junto aos cofres públicos – em caso positivo, perguntou qual o valor e há quanto tempo o proprietário não paga os Impostos Prediais e Territoriais Urbanos (IPTUs).

A parlamentar questionou ainda se o proprietário já foi notificado, autuado ou multado pelo abandono do imóvel, e se pagou as multas em questão (solicitando documentação e valores).

A parlamentar também perguntou se o imóvel se enquadraria na Lei 7.733/2012 e, em caso positivo, quando o processo de encampação foi iniciado, em que fase se encontra, o tempo estimado para a resolução da questão.

Por fim, Luna quis saber se a Vigilância Sanitária faz algum acompanhamento no local, se ele já foi denunciado (solicitando ocorrências anexas), e o que impediria legalmente o Executivo de promover a adequação do imóvel diante de tantos transtornos.

A vereadora finaliza: "Manifesto minha satisfação com o desfecho desse caso, uma vez que o imóvel foi roçado e limpo. Os imóveis abandonados são uma problemática antiga e constante em diversas áreas da cidade e geram transtornos de toda ordem para os vizinhos desses imóveis. Estamos acompanhando de perto essa pauta, na busca de uma solução mais célere."


Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 09/05

09 de maio de 2025

              Música   No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...



Agenda Esportiva – 09/05

09 de maio de 2025

    Basquete feminino   Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...



Oficina: fabricação de tintas

09 de maio de 2025

Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...



Adequações do Plano Diretor para atividades comerciais serão debatidas na Câmara

09 de maio de 2025

Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...



CEI da Educação tem início na Câmara Municipal

08 de maio de 2025

  Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...



Nota de pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, o Galo

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!