Notícias



Unidade de saúde do Jardim Paulistano continua com problemas estruturais

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o local novamente, depois de quatro anos, e constatou rachaduras, infiltrações, cupins e aparelhos de ar-condicionado com defeito; equipe médica também precisa ser ampliada

938


Em fevereiro de 2019, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Genaro Granata”, do Jardim Paulistano, e constatou que a unidade sofria com diversos problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações. Quatro anos depois, o cenário continua igual.

Angeli visitou novamente a unidade de saúde na última quarta-feira (17) para fiscalizar as condições do local e conversou com a equipe responsável pelo atendimento à população. São 12 mil fichas de pacientes cadastrados no CMS, que atende parte da Vila Xavier e até bairros mais distantes, como a Vila Harmonia.

Uma extensa rachadura na parede, que sai da sala da pediatria e chega à área da sala de espera, continua visível. Também existem infiltrações em algumas paredes. Um armário está tomado por cupins na sala de pré-consulta. Uma instalação de ar comprimido para inalação não funciona, relata a equipe.

Três aparelhos de ar-condicionado apresentam problemas, segundo os profissionais: o da sala da enfermaria não pode ser ligado, porque a rede de energia não comporta; o da sala de vacinas está quebrado; o da ginecologia não passa por manutenção há muito tempo.

Em uma sala nos fundos do imóvel, materiais de limpeza dividem espaço com o arquivo morto (fichas antigas de pacientes) por não terem outro local para ser guardados. A sala de arquivos ao lado da recepção, com os dados dos pacientes ativos, também não comporta mais fichas.

A equipe da unidade também solicita melhorias nos computadores, a compra de novos mouses e o retorno da impressora da recepção (que foi retirada para manutenção e não foi reposta).

Cerca de 30 profissionais trabalham no posto de saúde do Jardim Paulistano, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes administrativos, dentista, farmacêutico e auxiliar de saúde bucal. O vereador foi informado de que é necessária a ampliação dos servidores, com a contratação de mais cinco técnicos de enfermagem, um ginecologista e um pediatra.

Por meio do Requerimento nº 400, o parlamentar faz questionamentos à Prefeitura sobre as medidas tomadas para resolver os problemas estruturais, o prazo para manutenção do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e da instalação de ar comprimido, além da compra de equipamentos de informática (computadores, mouses, impressoras e papéis sulfite).

O vereador também pergunta o que está sendo feito para resolver a superlotação dos arquivos e para substituir os móveis danificados. E, ainda, quais são as medidas em andamento para garantir a presença adequada de médicos e técnicos de enfermagem no CMS.

“Já estivemos na unidade em 2019 e, infelizmente, alguns problemas persistem quatro anos depois. Continuaremos cobrando e exercendo nosso papel, pois é função do vereador fiscalizar o trabalho da Prefeitura e cobrar melhorias no atendimento da população. A equipe da unidade de saúde e a população desta região necessitam urgentemente de um espaço mais adequado”, defende Angeli.


Publicado em: 25 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Dia do Escoteiro é celebrado na Câmara com solenidade e entrega de diplomas

05 de maio de 2025

Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...



Plenário elege nova vice-presidência da Câmara Municipal nesta terça-feira (6)

05 de maio de 2025

A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (6), às 15 horas, no Plenário, a 16ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Na Ordem do Dia constam, inicialmente, dois itens.   O primeiro é a el...



Doação de leite materno

05 de maio de 2025

Com o estoque baixo, o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite, em Araraquara, está em campanha para atrair novas doadoras de leite materno. O objetivo é garantir o atendimento...



Terceirização de trabalhadores no ramo financeiro será debatida na Câmara Municipal

05 de maio de 2025

Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador em 1º de maio e com o objetivo de debater a “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, o...



Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!