Notícias



Uso do solo rural para fins urbanos é tema de audiência na Câmara



1066


Incitando a discussão a respeito da utilização do solo rural para fins urbanos no município, a audiência pública, realizada na quarta-feira (2), foi motivada pelo Projeto de Lei Complementar nº 13/2018, de autoria do Executivo, o qual dispõe sobre a implantação de condomínios de chácaras de recreio em Araraquara. Realizado no Plenário da Câmara Municipal, o evento foi solicitado pelo vereador Edio Lopes (PT).

“Esse é um projeto que muda o uso do solo e o zoneamento da cidade. Para que tenha legalidade, é necessário que haja uma ampla discussão aberta a toda a população, que terá a oportunidade de debater esse tema de tamanha importância”, destacou o parlamentar, responsável pela indicação do projeto de lei complementar.

A audiência tratou de cada item do projeto que prevê a criação de Zonas de Urbanização Especial (ZUES) – áreas fora do perímetro urbano, porém ainda próximas da cidade. “Precisamos sanar todas as dúvidas, pois será algo que implicará em grandes mudanças para o município”, destacou o diretor de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Helton Galvão.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto, também participou da discussão e salientou: “Estudaremos como construir um projeto que atenda essa demanda, mas que não impacte negativamente ou onere o município.”

De acordo com o projeto, caberá ao empreendedor arcar com os gastos de projetos urbanísticos e ambientais, incluindo a construção de vias de acesso até os lotes. Além disso, esses condomínios não poderão ser construídos em locais de preservação ecológica, riscos de desabamento, inundação ou sem condições sanitárias apropriadas.

Os vereadores Elias Chediek (MDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT) também participaram das discussões. Após a audiência pública e a realização das modificações apontadas durante a discussão, por implicar em mudança no Plano Diretor, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2018 deverá passar por dois turnos de votações na Câmara Municipal de Araraquara.

 

Veja o vídeo: https://youtu.be/82Wbq7hgAmg.

Confira o texto atual do Projeto de Lei Complementar nº 13/2018: www.camara-arq.sp.gov.br/Siave/Documentos/Documento/200603.


Publicado em: 03 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vestibular Unesp (04/09)

04 de setembro de 2025

Até o dia 8 de outubro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), está com inscrições abertas para o Vestibular 2026, oferecendo 5.867 vagas em 24 cidades. O acesso é pelo site da Fundação Vunesp e...



Prefeitura não reconhece como oficial áudio atribuído a superintendente do Daae

04 de setembro de 2025

Em 23 de julho, o Jornal da EP, da Rádio EP FM, veiculou matéria revelando áudio atribuído ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Wilian Thomaz Maréga, no qual ele te...



Alteração na linha de ônibus Iguatemi/Cecap prejudica usuários, diz documento

04 de setembro de 2025

Depois de receber reclamações de usuários do transporte público, relatando que houve retirada de pontos de ônibus da linha Iguatemi/Cecap, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou um document...



De acordo com Secretaria, 168 pessoas estão em situação de rua em Araraquara

04 de setembro de 2025

No final de julho, a vereadora Maria Paula (PT) encaminhou um Requerimento à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social pedindo esclarecimentos sobre a população em situação de ru...



Sinalização de lombada no Jardim Arco Íris precisa de manutenção

04 de setembro de 2025

Por meio das Indicações nº 4016 e 4017/2025, o vereador Cristiano da Silva (PL) solicita a manutenção da sinalização de uma lombada na Rua dos Eletricitários, no bairro Jardim Arco Íris.   De aco...



Maior parte dos CERs conta com espaços para alimentação de servidores, afirma Secretaria de Educação

04 de setembro de 2025

De acordo com levantamento da Prefeitura, 47 Centros de Educação e Recreação (CERs) possuem microondas e geladeira para alimentação de servidores. Seis unidades ainda não têm espaços adaptados e um...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!