Notícias



'Uso Racional de Medicamentos' será tema de Audiência Pública na Câmara

Iniciativa é da vereadora Fabi Virgílio (PT) e faz parte das atividades da “Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos”

879


Na próxima segunda-feira (5), a partir das 14h30, será realizada na Câmara a Audiência Pública “Práticas Educativas para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Município de Araraquara”, que faz parte da “Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos”, criada pela Lei Municipal nº 8.892/2017.

 

A iniciativa de organizar os debates é da vereadora Fabi Virgílio (PT), pautada pela Política Nacional de Medicamentos, implantada pela Portaria do Ministério da Saúde nº 3.916/1998, visando a promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população.

 

“O processo indutor do uso irracional e desnecessário de medicamentos e o estímulo à automedicação, presentes na sociedade brasileira, são fatores que promovem um aumento na demanda por medicamentos, requerendo, necessariamente, a promoção do seu uso racional, mediante a reorientação destas práticas e o desenvolvimento de um processo educativo tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário”, justificou Fabi.

 

Para a parlamentar, essa situação poderia ser melhor controlada com a realização de ações educativas alertando as pessoas sobre os riscos da utilização de remédios por conta própria, interrupção do tratamento ou, ainda, a troca da medicação prescrita sem autorização do médico, além da importância de apresentação da receita médica na compra de medicamentos tarjados.

 

Foram convidados para a audiência a professora Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG); Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; representante da Farmácia Solidária “Samuel Brasil Bueno”, do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara; representante discente do Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (Cacif), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp; Secretaria Municipal de Saúde; OAB Araraquara; Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Araraquara – FCF; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); deputadas estaduais Márcia Lia e Thainara Faria (PT); Defensoria Pública; Universidade de Araraquara (Uniara); Diretoria Regional de Saúde da Região de Araraquara (DRS-III); Promotoria de Saúde Pública de Araraquara e Faculdade de Araraquara (Fara).

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV, Facebook e YouTube e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara.


Publicado em: 30 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento aponta necessidade de reforma no Ginásio da Pista e na Pista de Atletismo

03 de outubro de 2025

Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...



Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...



Biblioteca Municipal (03/10)

03 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!