Notícias



Vereador discute demandas do trânsito com CTA



647


Em reunião com o diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) levou diversas demandas da população referentes ao trânsito da cidade na tarde de segunda-feira (20).

Entre os principais questionamentos, está a necessidade de semáforos em alguns cruzamentos da cidade, como o da Avenida 7 de Setembro com a Rua Voluntários da Pátria (5). “Um semáforo custa entre 28 e 30 mil reais e temos nossa mão de obra aqui. Vamos ver as prioridades e tentar resolver o quanto antes. Já estamos estudando o da 7 de Setembro. Vamos efetuar também a troca das lâmpadas dos semáforos de incandescentes para as de LED”, explicou Carneiro.

Angeli também lembrou a necessidade de estudos para a instalação de semáforos com dispositivo de acionamento na lombofaixa localizada na Via Expressa, em frente ao Poupatempo, onde o fluxo, principalmente de estudantes e à noite, é muito grande. Para o diretor, o caminho seria buscar parcerias com os comerciantes da proximidade.

O vereador sugeriu redutores de velocidade em alguns locais, como na Rua Voluntários da Pátria, entre as avenidas Antônio de Pádua Corrêa e Vereador Francisco Pedro Monteiro da Silva, e em toda a extensão da Avenida Augusto Munhoz Perez, no bairro Santa Júlia, considerando que veículos trafegam em alta velocidade, podendo ocasionar acidentes. “Precisamos ver se tem algo que justifique a instalação, como escola ou hospital. Vamos estudar e acredito que entre 60 e 90 dias podemos executar os pedidos de lombadas, de acordo com os recursos. Vamos enviar a carta-convite, pois estamos com nossa equipe nas demandas de tapa-buracos”, afirmou o diretor.

Também foi indicada por Angeli a necessidade de realização de estudos para melhorias na sinalização do cruzamento entre a Rua Pedro José Laroca e a Avenida Engenheiro Domingos Ferrari Junior, no Parque Residencial Iguatemi. De acordo com Carneiro, “é possível executarmos logo, em até uma semana, a pintura no referido cruzamento”.

Sobre tornar sentido único a Avenida Cristóvão Colombo, da Rua Major Carvalho Filho até a Via Expressa, o diretor sugeriu que o vereador fizesse uma indicação ao Executivo.

Solicitação semelhante foi feita sobre a mudança de direção da Avenida Queiroz Filho, próximo ao Colégio Anglo, em outubro. Moradores não estão de acordo e protocolaram reclamação. O parlamentar questionou a possibilidade de voltar à configuração anterior.

Angeli também citou as vagas para idosos em locais inadequados, com árvores, postes e calçadas mal conservadas. Carneiro pediu que o vereador indicasse todas essas vagas para “podermos colocar a equipe para avaliar e resolver a questão”.

Na Rua Atílio Biscari com a Avenida Ermelino Magnani, outro problema: os ônibus precisam fazer manobra para seguir o percurso. “Vou ver isso logo, ainda esta semana avaliaremos essa situação”, respondeu Carneiro.

O parlamentar também falou da possibilidade de ampliação do Projeto Parada Segura para todos os passageiros, principalmente crianças, jovens e idosos, o que será analisado pelo diretor.

Outro ponto discutido foi o passe livre para idosos a partir dos 60 anos. Carneiro lembrou que o edital do convênio prevê 65 anos. “Atualmente, deficientes também não pagam e temos meia passagem para os estudantes. Precisamos mudar o contrato ou arcaríamos com isso. Podemos estudar a municipalização do Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico) do imposto dos postos de combustíveis”, sugeriu.

Angeli afirmou que muitas demandas chegam diariamente ao gabinete, principalmente relacionadas ao trânsito. “Ter a oportunidade de levar as mais urgentes ao Nilson Carneiro e discuti-las faz o nosso mandato mais participativo e ativo. Estamos trabalhando bastante para que tudo seja feito com a máxima transparência. A conversa foi esclarecedora e produtiva. O diretor já atendeu várias das nossas solicitações e se prontificou a estudar e a viabilizar várias outras”, destacou.


Publicado em: 22 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abre e fecha no feriado (01/05)

30 de abril de 2025

A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...



Renúncia fiscal do IPTU Verde 2024 foi de cerca de R$ 131 mil

30 de abril de 2025

Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...



Araraquara detém posse formal de terreno do Parque Alvorada sob responsabilidade do Dnit

30 de abril de 2025

Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...



Contratação temporária de educadores infantis da rede municipal é alvo de questionamento

30 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!