1017
A fim de incentivar o empreendedorismo por meio de políticas públicas, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou, na terça-feira (28), um estudo ao Executivo, visando a ampliação do processo de incubação já existente em Araraquara.
Os serviços da Incubadora destinam-se a micro e pequenas empresas com possibilidade de crescimento e englobam consultorias, treinamentos e acompanhamento, com o objetivo de fortalecer e expandir os negócios.
Instalada na Avenida Jorge Fernandes de Mattos, nº 311, no VIII Distrito Industrial de Araraquara, a Incubadora atende, atualmente, 20 empresas, em parceria com a Unesp e a Prefeitura.
Em decorrência da crise financeira no país, muitas pessoas perderam seus empregos e desejam abrir seu próprio negócio. “Esse projeto é fundamental para a geração de renda no município, pois auxilia os pequenos empreendedores a terem sucesso. Essa iniciativa precisa ser ampliada, por isso solicitamos esse estudo”, destacou Angeli.
Processo de incubação e suas etapas de desenvolvimento
A primeira fase é caracterizada pelo arranjo das ideias, na medida em que se desenvolvem os negócios, onde as empresas são acompanhadas de perto pela Incubadora, com o objetivo de dar o suporte necessário para o empreendimento. A Incubadora trabalha com as ferramentas acima citadas (consultorias, treinamentos, além de outros acompanhamentos) e, na sequência, inicia sua fase de “graduação”, onde a obtém a “maturidade” necessária para sobreviver no mercado.
“Desta maneira podemos decretar que o empreendimento ‘nasceu’, pois finalmente foi-lhe assegurado o ‘direito à vida’. Entretanto, após toda essa performance, as incubadoras, assim como as empresas, passam a enfrentar novos desafios”, justifica o parlamentar.
Alguns indicadores de salubridade são avaliados, como as fontes de recursos estabelecidas (a empresa precisa ter disponibilidade de capital quando fechar o caixa no final do mês), o design organizacional (layouts, fluxograma e definições funcionais), as políticas de condução dos negócios (missão, visão e valores), o suporte institucional (relações sociais bem definidas, principalmente para com o poder público) e o staff personalizado (pessoas especializadas em cada portfólio ofertado), além de outros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integra...
A Câmara Municipal agendou duas Sessões Extraordinárias para debate e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A primeira votação está marcada para esta terça-feira (4), às 18...
O curso presencial e gratuito “Planejamento, gestão e execução de projetos culturais” está com inscrições abertas. A atividade será ministrada por Amanda Alves Prado, e acontecerá no dia 5 de novem...
A 2ª Semana do Maracatu acontecerá de 7 a 9 de novembro, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, haverá oficinas, rodas de conversa, apresentações...
A obrigatoriedade da instalação de lombofaixas em frente a escolas de Araraquara e outros três projetos estão na pauta da 40ª Sessão Ordinária. O encontro dos vereadores está marcado para as 15 hor...
Com o objetivo de obter informações sobre o fluxo de encaminhamentos realizados nas unidades de urgência, a vereadora Maria Paula (PT) apresentou o Requerimento nº 1544/2025, por meio do qual solic...
        
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.