Notícias



Vereador questiona eficiência na emissão de alvarás e arrecadação tributária após reforma administrativa na Prefeitura



582


Acúmulo de serviço, demora nas diligências de fiscalização causando atraso na emissão de alvarás, demora para o encerramento de empresas e espera por regularização de mais de 200 processos cadastrais de contribuintes imobiliários são algumas das questões levantadas pelo vereador Edson Hel (PPS) em dois pedidos formais de informações encaminhados por ele para discussão na Sessão Ordinária da última terça-feira (25), questionando a Prefeitura sobre a eficiência desses serviços após a reforma administrativa ocorrida no início do ano.

Segundo o que vereador apresentou no requerimento, o setor de Rendas Mobiliárias é responsável por 25 mil entes cadastrados, que arrecadam R$ 6 milhões de forma direta e outros R$ 57 milhões, de forma indireta, referente ao Imposto Sobre Serviços (ISS). Há, ainda, um acúmulo de 200 processos solicitando alterações de cadastro. Para Hel, as mudanças ocorridas na reforma administrativa resultaram na fusão das gerências de Cadastro de Contribuintes Mobiliários com a de Fiscalização Tributária, reduzindo o número de servidores no setor. Isso, segundo compreende, é o que pode estar causando o acúmulo das mais de duas centenas de processos no setor, com prejuízos para a arrecadação do município. Ele questiona a Prefeitura sobre a eficiência das medidas e se houve avanço com as mudanças.

 

Dois sistemas com a mesma finalidade

O vereador pondera também as mudanças ocorridas na atividade da Sala do Empreendedor, responsável, entre outras coisas, pela emissão de alvarás de funcionamento para o comércio da cidade. Na verdade, afirma o parlamentar, inicialmente a reforma extinguia a referida Sala. Após uma série de conversas com o Executivo, ela foi mantida, porém, com redução na estrutura de funcionamento, que ele compreende ser insuficiente para a demanda do serviço, causando novamente prejuízos na abertura de empresas, renovação de documentos e até mesmo cancelamento de atividade de uma empresa.

Ele questiona ainda a utilização de dois sistemas de gerenciamento eletrônico de abertura de empresas – o Via Rápido Empresa e o iCad Online – o que burocratiza o processo e atrasa o procedimento. Além disso, um deles é um programa governamental gratuito e integrado à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Corpo de Bombeiros, enquanto outro é pago e ambos desempenham a mesma função, de acordo com Hel.

 

Mudanças necessárias

Hel se baseia na propriedade que teria para tratar do assunto, por ter trabalhado por oito anos na Sala do Empreendedor, conhecendo os procedimentos dos serviços prestados e como poderia se dar sua eficácia. Ele considera ainda o compromisso assumido pelo prefeito Edinho Silva, quando da apresentação da proposta de reforma administrativa aos vereadores, assegurando que a viabilidade de proceder alterações nessa reforma, nos pontos onde não forem alcançados os resultados e as melhoras esperadas. O vereador passa a aguardar o retorno da resposta aos seus questionamentos.


Publicado em: 26 de abril de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça da Vila Yamada precisa de limpeza

10 de setembro de 2025

Por meio da Indicação nº 4122/2025, o vereador Michel Kary (PL) solicita ao Poder Executivo a limpeza da praça, das guias e sarjetas localizadas na rua Expedicionários do Brasil, na Vila Yamada....



Documento solicita instalação de iluminação em rua do Jardim Indaiá

10 de setembro de 2025

A instalação de iluminação pública na Rua João Maria Bellini, no Jardim Indaiá, foi solicitada à Prefeitura por meio da Indicação nº 4123/2025, de autoria do vereador Marcelinho (Progressistas)....



Prefeitura responde a requerimento sobre gestão de recursos hídricos

10 de setembro de 2025

A Prefeitura de Araraquara respondeu ao Requerimento nº 1309/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que questionava a existência de estudos e relatórios sobre os recursos hídricos do mun...



Problemas de trânsito na Francisco Degni e arredores da Praça da Gruta são pontuados em documentos

10 de setembro de 2025

Em meados de agosto deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), encontrou-se com o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, e...



Documento pede reinstalação de ponto de ônibus em frente à escola do Jardim das Roseiras

10 de setembro de 2025

A reivindicação de usuários do transporte público, principalmente estudantes e pais de alunos, pedindo o retorno do ponto de ônibus em frente à Escola Estadual (EE) “Professora Letícia de Godoy Bue...



Emef Henrique Scabello precisa de melhorias para facilitar acesso de usuários

10 de setembro de 2025

Na semana passada, o vereador Marcelinho (Progressistas) protocolou as indicações 4072/2025 e 4075/2025, solicitando à Prefeitura melhorias na Emef Henrique Scabello, no Jardim das Hortências....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!