Notícias



Vereadora participará do 1º Encontro de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher

Evento será realizado na Unip no dia 9 deste mês

265


A Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araraquara em parceria com Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres (FPDDM), Comissão de Estudos da Câmara Municipal presidida e representada pela vereadora Gabriela Palombo (PT), realizará no sábado, dia 9 de novembro, às 8 horas, na Universidade Paulista (Unip), o 1º Encontro de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher.

 

O evento contará com a presença de várias autoridades como a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; a professora Lucila Scavone, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a deputada estadual Telma de Souza, autora da Resolução que instituiu no Estado de São Paulo a criação da Procuradoria Especial da Mulher, nomeada procuradora responsável que falará da importância da criação do órgão em Araraquara; e o deputado estadual Edinho Silva (PT).

 

Gabriela reforça a importância da participação da população no evento, realizado próximo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher, dia 25 de novembro. “Esse encontro vai proporcionar um balanço dos sete anos da Lei Maria da Penha e debater os próximos passos para a tão sonhada erradicação da violência doméstica”, afirma.

 

Outro tema que será debatido é a Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem proposta de criação na Câmara Municipal de Araraquara. “A criação desta Procuradoria é de extrema importância, pois somará todos os órgãos que trabalham em defesa aos direitos das mulheres. A finalidade da Procuradoria Especial da Mulher, que funcionará como órgão da Câmara Municipal, é garantir a defesa dos direitos da mulher, receber, analisar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência  e discriminação, além de ampliar a participação feminina nos trabalhos do Legislativo araraquarense”, diz.

 

A Procuradoria da Mulher em Araraquara também terá como atribuição a fiscalização e o acompanhamento da execução de programas dos poderes executivos, voltados para a promoção da igualdade de gênero, além de promover campanhas educativas e antidiscriminatórias.

 

Serviço

8 horas: Início do evento e credenciamento 9h: Políticas Públicas para Mulheres no Brasil (expositora: ministra Eleonora Menicucci)

10 horas: Núcleo de Estudo de Gêneros de Araraquara (NEGAr) (expositora: Profª Lucila Scavone)

10h40: Coffee Break

11 horas: A Procuradoria de Mulheres no Estado de São Paulo (expositora: deputada estadual Telma de Souza)

12 horas: Mesa de debate multidisciplinar composta por agentes da área da Saúde, Assistência Social, Polícia Militar, Delegacia de Defesa da Mulher e Frente Parlamentar de Direitos e Defesa da Mulher de Araraquara.

13h30: Encerramento

Local: Universidade Paulista (Unip)

Avenida Alberto Benassi, nº 200, Parque das Laranjeiras, Araraquara

Para participar, é preciso se inscrever com antecedência através do telefone 3336-0703, na Casa dos Advogados.


Publicado em: 06 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Imposto de renda descomplicado: palestra na Câmara ajuda a entender tributo e declaração

14 de maio de 2025

   Na quarta-feira (14), vereadores, servidores da Câmara Municipal e estudantes do curso de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara) se reuniram no Plenário para aprender mais sobre o impos...



Programa nos Bairros (14/05)

14 de maio de 2025

No sábado (17), das 9h às 13h, a Prefeitura de Araraquara lançará o “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada”, no CER Maria Renata Lupo Bo, no bairro Cecap. O projeto levará aos moradores os...



Grande fluxo de veículos no Jardim Botânico causa transtornos no bairro

14 de maio de 2025

O grande fluxo de veículos em alta velocidade na Rua Doutor Genaro Granata tem causado transtornos aos moradores do Jardim Botânico. Pensando nisso, o vereador Aluisio Boi (MDB) enviou a Indicação...



Segurança e custo-benefício de locação de centros de referência são questionados em documentos

14 de maio de 2025

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), presidente da Câmara Municipal, requisitou informações sobre o valor do aluguel e as condições contratuais do local...



Câmara realiza segunda edição da Semana Municipal das Mães Atípicas

14 de maio de 2025

O pontapé inicial da segunda edição da “Semana Municipal das Mães Atípicas”, instituída pela Lei Municipal nº 10.801/23, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), será na quinta-feira (15), às 18...



Documento sugere criação de vaga rotativa de estacionamento em frente à Udefa

14 de maio de 2025

A instalação de uma vaga exclusiva para embarque e desembarque nas proximidades da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa) é o assunto da Indicação nº 2437/2025, de autoria do vereador...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!