Notícias



Vereadores fiscalizam funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto



514


O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico, e o vereador José Carlos Porsani, ambos do PSDB, fiscalizaram na manhã de terça-feira (27) o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara.

 

Durante a visita, os parlamentares receberam esclarecimentos do superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Marcos Isidoro, e de técnicos da autarquia, sobre as medidas que estão sendo adotadas para a recuperação da ETE.

 

Na visita anterior, no ano passado, os parlamentares constataram que vários equipamentos - como aeradores, peneiras e roscas - não estavam funcionando, e que havia grande volume de lodo acumulado nas lagoas de tratamento, além de a via de acesso se encontrar em condições precárias de trânsito.

 

Na época, considerando que o índice de eficiência da ETE estava em 65%, sendo que já havia chegado a 85%, foi entregue um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre as providências que seriam adotadas para que o local voltasse a operar com a eficiência desejada e também as medidas previstas para a recuperação da estrada.

 

O mínimo de eficiência no tratamento de esgoto exigido no estado de São Paulo pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é de 80%.

 

Em setembro do ano passado, os vereadores aprovaram recursos para a contratação de um estudo geral sobre a eficiência da ETE e também para a compra de equipamentos que precisavam ser renovados.

 

De acordo com Isidoro, ainda nesta semana, o Daae conclui um relatório completo sobre as medidas em curso para melhorar a eficiência da ETE. O documento será enviado à Câmara Municipal, à Promotoria do Meio Ambiente e à Cetesb. O estudo ainda não foi concluído, mantendo indefinidas ainda algumas medidas como a troca de peneiras usadas no tratamento primário do esgoto e também a retirada, secagem e destinação final adequada dos 140 mil m3 de lodo acumulados nas lagoas. O estudo deve definir a medida ideal da malha da peneira e a melhor técnica para a retirada, secagem e destinação final do lodo, além de poder recomendar uma mudança na técnica de tratamento, como o uso de carvão ativado, a exemplo do que é feito na Estação de Tratamento de Esgoto de Bueno de Andrada. O superintendente do Daae acredita que até meados deste ano a autarquia consiga melhorar o índice de eficiência da ETE, dentro das exigências da Cetesb, em conformidade com o previsto no licenciamento de funcionamento emitido pelo órgão estadual. Isidoro disse que, na lagoa 1, todos os 16 aeradores estão em funcionamento e, na lagoa 2, apenas 6, sendo que os demais aeradores encontram-se em processo de orçamento para manutenção e troca de cabos de sustentação.

 

Ele mostrou aos vereadores as três roscas (usadas para separar as sobras que passam pelas peneiras) que chegaram nessa segunda-feira (26), as quais devem ser instaladas ainda esta semana. Apenas uma rosca estava em funcionamento nessa terça-feira. Em relação à estrada que dá acesso à ETE, ainda não foram feitos nem o abalroamento para melhorar o escoamento da água, nem a colocação de piçarra. De acordo com Isidoro, a motoniveladora da Prefeitura está sendo usada nas obras de recuperação de pontes no Assentamento Monte Alegre. Sobre o projeto aprovado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) no valor R$ 1,5 milhão, que estabelece uma contrapartida de R$ 500 mil do Daae, o superintendente explicou que o projeto original aprovado pela câmara técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré passou por uma revisão de batimetria em análise técnica feita posteriormente pela Cetesb. Inicialmente, o recurso seria para cuidar do lodo de uma das lagoas e, após a revisão técnica, com o mesmo valor será possível retirar, secar e fazer a destinação final do lodo das duas lagoas. O sistema de tratamento e secagem do lodo proveniente das lagoas de sedimentação deixou de ser usado desde 2015 devido ao elevado custo operacional, principalmente devido ao custo do gás butano, combustível utilizado para a secagem do lodo.

 

Mais recentemente, os equipamentos receberam manutenção e voltaram a operar, mas o estudo técnico da eficiência da ETE deve indicar a viabilidade ou não deste tipo de sistema de secagem do lodo. Até o momento, embora tenha havido diversos encaminhamentos e medidas estejam sejam aplicadas, continua comprometida a qualidade da água devolvida ao Ribeirão das Cruzes após passar pela ETE. “Vamos continuar acompanhando de perto, pois é imperativo recuperar a eficiência da ETE de Araraquara. É uma questão que vai além do simples cumprimento da legislação vigente, trata-se do comprometimento do nosso município com a qualidade da água e a proteção ao meio ambiente”, defendem Yashuda e Porsani.

 

Assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara


Publicado em: 28 de fevereiro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 16/01

16 de janeiro de 2026

Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...



Agenda Esportiva – 16/01

16 de janeiro de 2026

Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...



Nova CNH

16 de janeiro de 2026

Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...



Inscrições Cuca (até 31/01)

16 de janeiro de 2026

O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...



Portal Trampolim (até 18/01)

16 de janeiro de 2026

O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...



Indicação cobra adequação urgente do piso salarial de agentes da saúde

16 de janeiro de 2026

Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!