887
Em reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (11), os vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (Progressistas) apresentaram ao Conselho LGBT da cidade as ações voltadas à causa que têm desenvolvido ao longo de seus mandatos na Casa de Leis.
A assessora de Políticas LGBT, Filipa Brunelli, relatou o impacto sofrido pela comunidade LGBT com as diversas mudanças na esfera federal e que busca entender o que tem sido feito pelos parlamentares do município. Falou também sobre a rotatividade e esvaziamento no Conselho, que deverá ser resolvido com as eleições de junho.
Thainara enfatizou que seu mandato defende mulheres, negros, LGBTs, deficientes, crianças e adolescentes. “Essas são minhas pautas prioritárias, mas busco atender toda cidade de Araraquara.” A vereadora apresentou as ações desenvolvidas nos seus dois anos de mandato, como o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos (Lei nº 8.883/2017), Exposição Cidadania LGBT, participação na Parada LGBT de Araraquara, articulação para aprovação do Plano Municipal de Políticas para a População LGBT, 18º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, participação na 22ª Parada LGBT de São Paulo, participação na II Semana de Sexualidade e Gênero “Luana Barbosa dos Reis”, 17º Ciclo de Debates – Mesa: Gênero e Preconceito, Mesa de Vivências da Câmara Municipal de Araraquara, 14º Prêmio Diversidade Arco-Íris, Curso de Capacitação para Árbitros e Staff, ações de conscientização coletiva, reunião com a diretoria da Parada LGBT de São Paulo, Dia do Orgulho LGBT em Araraquara, além do Requerimento nº 1.861/2018, solicitando à segurança pública municipal propostas para o combate à violência e à insegurança da comunidade LGBT que estuda, trabalha e reside nas regiões das moradias escolares e dos bairros Machados, Campus Ville e Vila Bela Vista. “São ações que desenvolvemos junto e para a comunidade LGBT”, pontuou.
Mendes lembrou que está envolvido com a causa desde 2006. “Entendo que o avanço não pode ser desprezado, mas foi pequeno. Foram feitas várias ações, porém o preconceito ainda fala mais alto. Percebemos que tudo relacionado à questão gera discussão. Travamos grande batalha para defender a pauta.” O vereador foi autor da lei que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal de Combate à LGBTFobia, a ser celebrado anualmente no dia 17 de maio, e representou o Legislativo no lançamento da cartilha “Construindo a Cidadania LGBTQIA+ em 200 anos de Araraquara”. “A cartilha foi extremamente positiva. São conquistas que possibilitam uma qualidade de vida melhor às pessoas”, entende Mendes.
Como completou Thainara, “também foi importante para o curso no qual capacitamos árbitros e staff para os jogos universitários”.
Filipa esclareceu que a cartilha ainda passará por atualização e sobre a importância de dar visibilidade à pauta. “Estamos à disposição, de acordo com as nossas limitações, mas podemos conversar com deputados, buscar emendas. Estamos cientes também que todos os recursos voltados à causa são sempre questionados”, finalizaram os vereadores.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti”, Amanda Vizoná, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, também participaram do encontro.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.