2449
Aplausos, risos e olhos marejados. O Plenário da Câmara foi palco, na manhã desta sexta-feira (20), de um momento singular na vida de 25 atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara e seus familiares, que compareceram em peso ao local para a cerimônia de entrega do Diploma Valor Militar.
A solenidade de homenagem aos atiradores do Tiro de Guerra que se destacaram neste ano foi conduzida pelo segundo secretário da Mesa Diretora, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas), e contou com a participação dos vereadores Gerson da Farmácia (MDB) e Lucas Grecco (União Brasil), do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, dos subtenentes Brayner Rogério Tavares Araújo e Alexander de Almeida Lopes.
A honraria foi conferida com base em critérios como disciplina, dedicação cívica, colaboração com o grupo e patriotismo, e os homenageados foram escolhidos pelos seus superiores hierárquicos.
“Dá para vislumbrar um futuro promissor para esses jovens, que estão sendo homenageados, e que já se sobressaem no trabalho prestado à nação e no serviço no Tiro de Guerra. Tenho certeza que vocês vão levar para o resto da vida os aprendizados durante os nove meses de dedicação ao Tiro de Guerra. Desejo a todos muito sucesso por se destacarem na jornada cumprida junto ao Exército Brasileiro”, afirmou Sponton.
Para o coronel Nogueira, o prefeito Edinho Silva tem um carinho muito especial pelo Exército Brasileiro, e em especial pelo Tiro de Guerra de Araraquara, o mais antigo em atividade no Brasil.
“Ser referência nacional é motivo de muito orgulho e muita honra. Fico feliz de o Exército ter trazido o subtenente Tavares, que desempenha há anos esse trabalho de uma forma exemplar em Araraquara. Também cumprimento os familiares dos que estão aqui presentes. Tenho certeza de que vocês devem estar muito orgulhosos da trajetória dos homenageados pela base que deram a eles. Passa um filme na minha cabeça vendo os atiradores. Sou militar, servi por 31 anos na Polícia Militar. Sei como é importante para nós recebermos essa homenagem. Vocês já trouxeram essa base familiar importante e conseguiram assimilar todo o conhecido passado pelos subtenentes Tavares e Lopes”, completou o secretário.
O subtenente Tavares, instrutor da turma 2023 do TG Araraquara, elogiou a cidade e disse ser uma honra exercer o trabalho junto aos atiradores.
“Vocês não foram indicados à toa e, sim, porque demonstraram valores além de suas obrigações básicas. Muitos foram voluntários em diversas ações e atividades que não conseguiríamos cumprir, fora do horário de instrução, sem a ajuda de vocês, atiradores. Tão importante quanto saber começar bem é terminar bem. Espero que sejam homens de bem e honrem as autoridades e seus pais. Esses princípios devem ser seguidos todos os dias”, recomendou Tavares.
Inicialmente, o Diploma Valor Miltar foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 413 de 2000, cuja honraria era outorgada aos dez melhores atiradores do Tiro de Guerra 02-002, no período de instrução, pela disciplina, dedicação cívica, colaboração com o grupo e patriotismo, sendo escolhidos pelos seus superiores hierárquicos no âmbito do Tiro de Guerra 02-002. Posteriormente, foi regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 914 de 2015, que ampliou a homenagem para até 25% dos atiradores inscritos no período de instrução.
O evento pode ser conferido na íntegra neste link.
Conheça os 25 homenageados:
Adenilson Manoel da Silva
Augusto Cesar dos Santos
Cauã Penteado Petrucci
Diogo Luiz Silva Viegas
Diogo Marconato Garcia
Eduardo Vituri Cichetto
Fabio Oliveira Sena
Felipe Verçosa Satiro dos Santos
Filipe Nogarini Garcia
Frank Hepfener Fernandes
Giovanni Raga
Guilherme Augusto
Henrique Cesar Grecco Junior
ltalo Ambrosio da Silva
Jean Vitor Aragão dos Santos
João Pedro Gonçalves Bulhões
Leonardo Henrique Marques de Jesus
Lucas Alves Corvello
Lucas de Marins Rubira
Lucas Duarte de Freitas Coelho
Nicolas Iago Lisboa
Pedro Antonio de Nadai Fusco
Thiago Renan Moreira Aureliano
Vinicius Leonardo de Lima
Weslly Raphael lnácio Oliveira
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...
No sábado (22), a Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara (OAB) realizará um drive-thru solidário para arrecadar alimentos e rações para cães e gatos. A ação acontecerá das 9h30 às 14h30, na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.