Notícias



Câmara aprova datas municipais de conscientização sobre paralisia cerebral

Projeto de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) foi votado pelo Legislativo na Sessão Ordinária de terça-feira (30)

74


A Câmara aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (30), por unanimidade dos vereadores presentes, as inclusões do Dia Municipal de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral (6 de outubro) e da Semana Municipal de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral (na semana em que estiver o dia 6 de outubro) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.

        

O projeto é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e será encaminhado para sanção do prefeito Dr. Lapena (PL) para se tornar lei.

 

As datas poderão ser lembradas com palestras, seminários, atividades culturais e esportivas, campanhas educativas e demais ações que promovam a reflexão e o debate sobre a inclusão social, a acessibilidade, os direitos e a qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral e seus familiares.

 

Os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei serão obtidos em parcerias com empresas ou outras instâncias governamentais, sem gerar despesas para a Prefeitura.

 

Segundo Bianco, a iniciativa foi construída junto com diversos grupos e coletivos ligados ao tema, como a Associação Mães Guerreiras e a Associação Araraquarense dos Portadores de Paralisia Cerebral (AAPPC) — que estiveram presentes à sessão e utilizaram a Tribuna Popular para defesa do projeto.

 

“Eu queria pedir o voto de todas e todos para conseguir garantir essa vitória importante de ter a Semana e o Dia de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral. Para que a gente possa, anualmente, fazer uma grande reflexão sobre para onde está andando a nossa cidade no que tange a essas pessoas e para onde nós podemos caminhar. Eu queria agradecer, do fundo no meu coração, a todas vocês. Hoje vai ser um dia importante, um dia histórico, um dia de vitória para a nossa comunidade e para a nossa cidade”, afirmou o vereador antes da votação.

 

Representando a AAPPC, Nilva Pereira de Medeiros pediu maior visibilidade às pessoas com paralisia cerebral. “Eles são cadeirantes, mas têm inteligência, são seres humanos. Então, a gente queria que fosse aprovada a lei para a gente ter mais divulgação nas escolas, na TV, nas rádios. Não temos nada. Ninguém fala sobre a paralisia cerebral”, declarou.

 

Larissa Regina Cassaca Ferreira, da Associação Mães Guerreiras, complementou o pedido pela aprovação do projeto. “Com esse dia, a gente pode se mobilizar, fazer protestos, ter movimentação nos postos de saúde, nas escolas, nas creches, sobre prevenção de paralisia, principalmente a paralisia cerebral no parto. É uma coisa que tem que ser levada a sério, tem que ser ouvida. Eles têm que ser respeitados. É isso que a gente vai pedir até o fim das nossas vidas: respeito para os nossos cadeirantes”, ressaltou.

 

O debate sobre o projeto e a votação podem ser acompanhados na transmissão da sessão no YouTube da Câmara.

 

Sobre a paralisia cerebral

A paralisia cerebral é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo, de acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

 

Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas.

 

Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com paralisia cerebral podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

 

Em casos graves, existe necessidade do uso de cadeira de rodas. Já as alterações cognitivas incluem problemas na fala, no comportamento, na interação social e no raciocínio. Os pacientes também podem apresentar convulsões.

 

O tratamento para essas pessoas requer a atuação de diversos profissionais de saúde: fisiatra (médico especializado em Medicina Física e Reabilitação), ortopedista, neurologista, pediatra e oftalmologista, além de outros especialistas da saúde, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico e nutricionista.


Publicado em: 01 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

‘Julho Violeta’ será dedicado à conscientização sobre a violência contra idosos

01 de outubro de 2025

  A campanha “Julho Violeta” será dedicada à conscientização sobre a violência contra idosos, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 257/2025, de Michel Kary (PL), aprovado na 35ª Sessão Ordinári...



Ela voltou: Câmara Municipal realiza Sessão Cidadã nesta quinta-feira (2)

01 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara realiza nesta quinta-feira (2), a partir das 15 horas, a primeira e última Sessão Cidadã do ano. A iniciativa é uma oportunidade para a população colaborar com o Po...



Esquenta FliSol

01 de outubro de 2025

A programação do Esquenta FliSol apresenta, nesta quinta-feira (2), às 19h30, o espetáculo “Música e Poesia – Seresteiros cantam Chico Buarque”, no Espaço Arte Multicultural. O grupo Seresteiros, f...



Medalha de prata

01 de outubro de 2025

O araraquarense Matheus Lima, atleta da Fundesport Araraquara e convocado da Seleção Brasileira Paralímpica, conquistou a medalha de prata na prova dos 100 metros T44 no Campeonato Mundial de Atlet...



Nova sede dos conselhos tutelares passa por adequações para receber usuários, diz Prefeitura

01 de outubro de 2025

Em meados de agosto, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1295/2025, a respeito da transferência dos dois conselhos tutelares de Araraquara para o p...



Câmara aprova projetos sobre paralisia cerebral, violência contra idosos e redução de multa

30 de setembro de 2025

A 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (30), teve aprovação de oito projetos de lei. Conscientização sobre paralisia cerebral, atenção à violência contra idosos e redução de mu...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!