Notícias



O diálogo como estratégia pedagógica e política

Em atividade sobre o centenário de Paulo Freire, reflexões sobre a obra 'A Pedagogia do Oprimido' foram elucidadas

787


“Não basta ler Paulo Freire, tem que viver!”, a fala do professor da educação infantil, Reinaldo Oliveira, poderia ser uma síntese da atividade sobre o centenário do filósofo e educador brasileiro, realizada pela Câmara na noite da quinta-feira (16). As considerações feitas durante o debate atentaram para a necessidade de aliar a prática docente à teoria de modo a efetivar as transformações. O bate papo online, conduzido pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, contou com a participação de especialistas da educação e da população, que pôde participar por meio das redes sociais da TV Câmara Araraquara.

Roseane Aparecida Araújo, professora de pedagogia da Universidade Paulista (Unip), reiterou a relevância da perspectiva de Freire de que somos seres inacabados. Para o educador, o inacabamento e a inconclusão do homem permitem que as mudanças aconteçam e, nesse sentido, a transformação deve fazer parte da prática docente. Roseane lembrou de um exemplo recente para situar o pensamento freireano. “A pandemia inverteu a ordem das coisas que já estavam dadas. Foi difícil, mas a gente precisou aprender a lidar com isso. Houve a necessidade de transformar e repensar o modo de ensinar”.

Se o mundo e a educação pressupõem transformação, Freire será um crítico ao neoliberalismo, que baseado na lógica do mercado, defende que as situações já estão dadas. “A educação para ele é a lógica da utopia, da esperança. A formação integral do ser humano. Nem tudo está dado como previsto no neoliberalismo, a educação pode promover transformação, sobretudo para fortalecer a democracia”, explicou a docente.

Francisco José Carvalho Mazzeu, professor da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (Unesp), frisou que a defesa de uma educação dialógica proposta por Freire, na qual quem ensina, aprende e quem aprende também ensina, não objetiva somente a reflexão pedagógica, mas sim uma estratégia política. “Tendo o horizonte das transformações sociais, da luta de classes, o diálogo é uma forma de unir forças para combater a opressão. ‘A pedagogia do oprimido’ (obra renomada de Freire) trata a educação como prática de luta do oprimido para que ele se torne livre da exploração”.

Mazzeu ainda destacou o entendimento freireano de que as classes populares precisam ser sujeitas na história. “Há uma dependência mútua entre oprimido e opressor. O oprimido quando se liberta, liberta também o opressor, porém o fim da opressão não vai partir deste, mas sim daquele. A revolução, entendida para o educador como um ato de amor, é necessária para a libertação da violência”.

A secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, lembrou sobre a necessidade de unir forças para o fim da opressão. “A gente precisa estar sempre reafirmando as forças dos retrocessos porque elas são organizadas e potentes, mas nós somos mais”, enfatizou. Nesse sentido, Fabi ainda falou sobre a importância da realização do debate em questão. “Como disse Freire, ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todes nós sabemos alguma coisa, todes nós ignoramos alguma coisa. Ninguém é o detentor de toda a história. Por isso, são importantes a troca e o constante movimento de aprendizagem”, frisou a parlamentar.

 

Quem foi Paulo Freire?

Nasceu na cidade de Recife, em Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimila o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

 

Ciclo de debates

O evento é uma parceria com a Unesp e a Unip Araraquara, e teve o apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, que emitiu certificado para os participantes. Nesta sexta-feira (17), a Câmara realiza nova atividade sobre o centenário de Paulo Freire.

 

Confira os convidados:

• Rafaella Pucca: atriz, arte-educadora, cientista social e pedagoga. Especialista em teoria e crítica literária pela UNESP/Araraquara e mestra em Letras pela UEL. Coordenadora Executiva das Oficinas Culturais Municipais de Araraquara.

• Bruno Caldeira: multiartista, escritor, bibliotecário, arte-educador e poeta. Em 2020 lançou seu primeiro livro “Por mais fortes que possam ser os teus anseios, você não pode segurar a água” (Artefato, 2020).

 

Ficou interessado? Acompanhe a discussão ao vivo na TV Câmara (canal 17 da NET), no Facebook ou no YouTube.


Publicado em: 17 de setembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 27/06

27 de junho de 2025

Música O grupo Corsário promove uma bonita conversa entre a música brasileira e o flamenco. Inspirado nas obras de alguns dos principais compositores brasileiros, através de nomes como João Bosco,...



Agenda Esportiva – 27/06

27 de junho de 2025

Capoeira Representando Araraquara, quatro atletas da equipe de capoeira Fundesport/Acasol disputam, em Brasília, entre esta sexta-feira (27) e sábado (28), o VMB9 – Volta ao Mundo Bambas 9, que de...



Formatura do Proerd reúne 650 estudantes no Sesc Araraquara

27 de junho de 2025

A Câmara participou da cerimônia de entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na tarde desta sexta-feira (27), no ginásio do Sesc....



Exposição 'Olhares Duros'

27 de junho de 2025

De 1º a 31 de julho, a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” recebe a exposição fotográfica “Olhares Duros”, do fotógrafo araraquarense Cláudio Lara Ruiz, com realização da Secretaria Municipal d...



Indicação pede implantação de semáforo em cruzamento do Santana

27 de junho de 2025

Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) pede estudos técnicos de viabilidade para implantação de semáforo no cruzamento da Rua Castro Alves com a Avenida José Bonifácio,...



Documentos cobram mais apoio estrutural ao projeto de ginástica da melhor idade

27 de junho de 2025

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), fez uma visita de fiscalização e verificou melhorias que podem ser feitas no projeto de ginástica da melhor idade, realiz...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!