Notícias



Câmara se posiciona em apoio ao reajuste salarial urgente dos servidores municipais

Moção, assinada por 17 vereadores da Casa de Leis, justifica posicionamento do Legislativo

Publicado por: Foto: Guilherme Leal/CBN Araraquara

4844


Buscando uma remuneração digna para os servidores da Prefeitura de Araraquara, 17 vereadores da Câmara Municipal protocolaram uma Moção de Apoio ao reajuste salarial urgente da categoria, a qual foi encaminhada ao Executivo, ao Ministério Público do Trabalho de Araraquara, ao Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara (Sismar) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Os parlamentares justificaram que, nos últimos seis anos, os trabalhadores do Brasil sofreram várias perdas significativas em decorrência das “danosas reformas trabalhista e da previdenciária”, que afetaram direta ou indiretamente a vida de toda a população brasileira. Além disso, foi ressaltado que o cenário pandêmico apresenta uma melhora e a rotina tem sido reestabelecida.

No documento, também foi frisado que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, determinou a taxa de 10,06% no encerramento do ano de 2021 e que “nos últimos seis anos os salários dos servidores municipais de Araraquara foram reajustados abaixo da inflação seguidamente”.

Nesse contexto, os parlamentares destacaram a necessidade de “retomar a discussão na Política Municipal de Valorização dos Servidores, a fim de manter a prestação de serviços com qualidade para a população araraquarense”.

Os vereadores também afirmaram que o valor atual do vale-alimentação é menor do que o custo de uma cesta básica e já não é suficiente para garantir a segurança alimentar de uma família durante todo o mês. “O piso salarial da Prefeitura, atualmente, é menor do que qualquer outra atividade na cidade, o que denota a necessidade urgente de reajuste”, complementaram.

Ressaltando o dever Constitucional da Casa de Leis de fiscalizar as atividades do município e o funcionamento das atividades exercidas pelo Poder Executivo, atuando de forma propositiva, visando ao bem comum, os vereadores declararam total apoio ao reajuste dos servidores da Prefeitura e ressaltaram a necessidade do diálogo entre Executivo e Sindicato para buscar soluções que realmente sejam viáveis para a categoria.

“Os servidores municipais são a essência da boa prática da continuidade das políticas públicas e merecem consideração, respeito e ter seus salários devidamente reajustados tal qual praticamente tudo foi. Assim, é necessário um posicionamento imediato do Executivo nesta questão”, concluíram os vereadores Aluisio Boi (MDB), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Gerson Da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Lineu Carlos de Assis (Podemos), Lucas Grecco (União Brasil), Marcos Garrido (Patriota), Paulo Landim (PT) e Rafael de Angeli (PSDB), e as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT).


Publicado em: 13 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abre e fecha no feriado (01/05)

30 de abril de 2025

A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...



Renúncia fiscal do IPTU Verde 2024 foi de cerca de R$ 131 mil

30 de abril de 2025

Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...



Araraquara detém posse formal de terreno do Parque Alvorada sob responsabilidade do Dnit

30 de abril de 2025

Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...



Contratação temporária de educadores infantis da rede municipal é alvo de questionamento

30 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!